Economia

CSC espera encaixe de oito milhões de dólares em Maio´

Carlos Paulino | Cuchi

Jornalista

A Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC), no Cuando Cubango, vai encaixar oito milhões de dólares com a exportação, em Maio, de 20 mil toneladas de ferro gusa, já em fase de carregamento no Porto do Namibe com destino ao mercado internacional, revelou, ontem, ao Jornal de Angola, o director de produção da companhia.

10/04/2024  Última atualização 12H36
Director da CSC diz estar em curso exportação de 20 mil toneladas © Fotografia por: Carlos Paulino | Edições Novembro
Wilton de Oliveira indicou que o material começou a ser transportado em Dezembro do ano passado e que, neste momento, mais de 70 por cento do carregamento está armazenado no Porto do Namibe, esperando-se que, até ao final deste mês, seja completado o transporte do que falta para que as 20 mil toneladas sejam exportadas.

A paralisação, por cerca de um mês, da circulação nos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), devido às chuvas, interditou a linha ferroviária, dificultando o transporte do ferro gusa até ao Porto do Namibe, afirmou o director de produção da CSC, para explicar o período de algo mais de três meses  para que o carregamento seja completado.

"Se não fosse esta situação da interdição do comboio do CFM, as 20 mil toneladas do ferro gusa já estariam carregadas no navio que se encontra atracado no Porto do Namibe  pronto para a operação”, afirmou a fonte.

Wilton de Oliveira recordou que o primeiro carregamento, de 19.400 toneladas e avaliado em 7,6 milhões de dólares (ao preço de cerca de 390 dólares a tonelada), foi realizado no ano passado, com o cumprimento das obrigações para com o cliente,  uma trading britânica que solicitou 20 mil toneladas adicionais.

A CSC tem estado a receber inúmeras solicitações para o fornecimento do ferro gusa no mercado internacional, sobretudo, devido à importância do minério nas indústrias de automóveis, electrodomésticos e no sector da construção civil.

"Todo o ferro gusa que se produz no Cuchi tem mercado garantido”, disse o director de produção, acrescentando que a empresa produz de cinco a seis mil toneladas que têm como destino o mercado internacional, uma vez que, à excepção da Nova Cimangola, não há clientes no país, onde as empresas preferem usar sucata para o fabrico de varões, tubos, chapas, entre outros materiais ferrosos.

A cimenteira compra escória e minério fino do ferro gusa, que são a matéria-prima utilizada na produção de cimento.  

A CSC conta com 1.490 trabalhadores, 230 dos quais na fábrica, 60 na mina do Cutato e 1.200 na produção de carvão, nesta altura em baixa em decorrência das chuvas que também dificultam o transporte de calcário de Luanda à sede municipal do Cuchi, um percurso de perto de 1.140 quilómetros.

Segundo forno

Wilton de Oliveira anunciou que a sua empresa já está a preparar a construção do segundo alto-forno, para, a partir do próximo ano, duplicar a capacidade de produção de ferro gusa de seis mil para 12 mil toneladas.

A conclusão da segunda fase deste projecto vai permitir também criar cerca de mil postos de trabalho directos, abrindo caminho para a elevação do investimento de 90 milhões de dólares iniciado em 2015.  

A siderúrgica conta com o primeiro alto-forno, infra-estruturas electromecânicas, dois silos, um reservatório de água para absorver um milhão de litros e outro de 430 litros, sala de máquinas e de comandos, entre outros equipamentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia