A cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, vai acolher amanhã (sábado, 19) o acto central das comemorações do 60º aniversário da fundação da organização juvenil do MPLA (JMPLA), que será orientado pela vice-presidente do partido, Luísa Damião.
Para o efeito, já se encontra, desde as primeiras horas de ontem, o primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, que foi recebido pelo primeiro secretário provincial do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, e pelos membros da associação que dirige.
Em declarações à imprensa, Crispiniano dos Santos disse que as celebrações antecipadas da organização, fundada a 23 de Novembro de 1962, constituem um momento de grande reflexão para os jovens, sobre o que deve ser o real papel da juventude, enquanto força motriz de uma nação, rumo ao desenvolvimento do país.
Durante três dias no Cuando Cubango, o Secretariado Nacional da JMPLA vai realizar uma série de actividades, desde o contacto directo com os jovens dos mais variados segmentos da sociedade para a recolha de informações sobre o estado de desenvolvimento sociopolítico e económico da região.
"Estes encontros são importantes, não só para ouvirmos os problemas que afligem as comunidades, mas, também, para recebermos os melhores conselhos, reflectirmos juntos de forma profunda, que nos permita fazer uma advocacia fiel junto dos departamentos ministeriais, com vista à resolução dos problemas das populações, sobretudo, dos jovens”, referiu.
Crispiniano dos Santos explicou que o Cuando Cubango foi escolhido para a realização do acto central pela grande importância e simbolismo que representa entre os jovens, pelas batalhas travadas na região e que ficaram vincadas com a força da juventude na altura.
"Nós, jovens, devemos dar sequência a esta grande obra, cultivando o espírito de patriotismo nas pessoas, em geral. A exemplo dos nossos mais velhos hoje que na sua juventude foram os bravos guerreiros que, por amor à pátria, lutaram pela libertação nacional”, disse.
Afirmou que a juventude do MPLA está em festa, pela celebração destes 60 anos de existência, desde a fundação no limiar da segunda guerra da libertação nacional. Por isso, é um momento de júbilo e de reflexão.
"Esta província, por si só, tem um grande significado histórico para o país. Por isso, a juventude deve voltar no tempo e ir buscar as informações sobre as grandes batalhas que foram travadas aqui e reflectir sobre onde saímos, onde estamos e para onde queremos levar esta rica Angola que tanto nos orgulha”, observou.
Acrescentou que o jovem angolano deve converter-se num verdadeiro agente do desenvolvimento de forma a acabar com os problemas que afectam esta camada da sociedade. Por isso, reforçou, cada um deve ser uma peça fundamental para a construção de um estado cada vez mais desenvolvido e uma província do Cuando Cubango boa para se viver.
Está agendada, para hoje, a chegada da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, além de uma visita guiada a um dos municípios da província (por anunciar) e o acto central do 60º aniversário da fundação da JMPLA que será realizado no Salão Gimnodesportivo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República, João Lourenço, concedeu uma entrevista ao diário espanhol ABC em vésperas da chegada a Luanda dos Reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, durante a qual destaca os laços de cooperação com aquele país ibérico.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Francisco Pereira Furtado, aconselhou, este sábado, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, os jovens a empenharem-se nos estudos e no trabalho, como forma de honrarem os feitos dos heróis do 4 de Fevereiro.
Os acontecimentos do 4 de Fevereiro de 1961 e toda a acção posterior que culminou com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, pelo então primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, deve ser transmitido aos mais jovens, para que possam saber o quanto custou a liberdade, defendeu, a rainha Engrácia Cabenha.
O navio de patrulha oceânica da Marinha do Brasil “Araguari” encontra-se atracado desde sexta-feira à noite no Porto de Luanda e a chegada foi assinalada com uma cerimónia de recepção oficial, prestigiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.