Sociedade

Crianças são incentivadas a práticas de solidariedade

Edna Mussalo

Jornalista

O incentivo às práticas de solidariedade levou, ontem, a Organização Não governamental (ONG) “No Backpack Day” a distribuir 220 mochilas aos estudantes do Colégio São José do Cluny, em Luanda.

25/06/2022  Última atualização 07H05
Práticas de solidariedade © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro

O projecto, iniciativa da norte-americana Mongai Fankam, foi criado como um desafio para estimular actos de solidariedade entre as crianças.

O acto solidário, que tem a "bênção” da Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, e parceria com a plataforma "Transforme vidas, seja mulher”, já incluiu visitas aos Colégios Elizângela Filomena e Pitruquinhas.

Durante a visita, Mongai Fankam, disse que a ideia de criar o projecto surgiu depois de visitas em famílias nos Camarões, onde viu uma  realidade diferente  da americana, a qual os estudantes iam às escolas sem mochilas ou material escolar.

"O projecto desafia os jovens a viverem um dia nas escolas sem mochilas, utilizando sacos e caixotes, de forma a terem noção da experiência vivida por muitas crianças pelo mundo, para irem à escola”, destacou.

Para Karina Cambuandy, de 12 anos, estudante da 6ª classe no Colégio São José do Cluny, a iniciativa da ONG deve ser replicada em muitos países, como forma de atender os estudantes necessitados.

Depois de Angola, a ONG pretende apresentar o projecto nas escolas da Namíbia e da Zâmbia. Mongai Fankam informou ainda que pretende, em breve, conceder bolsas de estudo para alguns países africanos e desenvolver mais iniciativas para incentivar o empoderamento feminino.

A plataforma "Transforme vidas, seja mulher”,  foi criada em 2018, com o objectivo de empoderar a jovem mulher e inspirá-la a tornar-se agente de mudança e influência nas comunidades, com o foco no domínio da educação e promoção da cidadania e autonomia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade