Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.
O incentivo às práticas de solidariedade levou, ontem, a Organização Não governamental (ONG) “No Backpack Day” a distribuir 220 mochilas aos estudantes do Colégio São José do Cluny, em Luanda.
O projecto, iniciativa da norte-americana Mongai Fankam, foi criado como um desafio para estimular actos de solidariedade entre as crianças.
O acto solidário, que tem a "bênção” da Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, e parceria com a plataforma "Transforme vidas, seja mulher”, já incluiu visitas aos Colégios Elizângela Filomena e Pitruquinhas.
Durante a visita, Mongai Fankam, disse que a ideia de criar o projecto surgiu depois de visitas em famílias nos Camarões, onde viu uma realidade diferente da americana, a qual os estudantes iam às escolas sem mochilas ou material escolar.
"O projecto desafia os jovens a viverem um dia nas escolas sem mochilas, utilizando sacos e caixotes, de forma a terem noção da experiência vivida por muitas crianças pelo mundo, para irem à escola”, destacou.
Para Karina Cambuandy, de 12 anos, estudante da 6ª classe no Colégio São José do Cluny, a iniciativa da ONG deve ser replicada em muitos países, como forma de atender os estudantes necessitados.
Depois de Angola, a ONG pretende apresentar o projecto nas escolas da Namíbia e da Zâmbia. Mongai Fankam informou ainda que pretende, em breve, conceder bolsas de estudo para alguns países africanos e desenvolver mais iniciativas para incentivar o empoderamento feminino.
A plataforma "Transforme vidas, seja mulher”, foi criada em 2018, com o objectivo de empoderar a jovem mulher e inspirá-la a tornar-se agente de mudança e influência nas comunidades, com o foco no domínio da educação e promoção da cidadania e autonomia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Polícia Nacional considera positivo o balanço dos quatro dias da peregrinação ao Santuário da Muxima, na Vila da Quiçama, em Luanda, pelo registo de, apenas, três infracções, num acto que reuniu mais de um milhão de fiéis.
Swelia António, de 25 anos, é a nova Miss Angola, eleita sábado último, num concurso realizado em Benguela, no qual foi ainda distinguida com o título de primeira-dama de honor a candidata Yasser Coimbra e como segunda-dama Nelma Tchissola.
A peregrinação à Mamã Muxima, que decorre desde quinta-feira, encerra hoje, tendo como ponto mais alto a celebração eucarística pontifical, a ser presidida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).