Cultura

Crianças incentivadas a criar hábitos de leitura

A jornalista Maria Luísa Fançony, antiga directora da Rádio Nacional de Angola (RNA), chamou, sexta-feira, em Luanda, a atenção das famílias para reforço nas crianças do gosto pela leitura e, consequentemente, a ouvirem mais programas infantis.

03/06/2023  Última atualização 08H20
Jornalista Maria Luísa Fançony, e o PCA da Rádio Nacional de Angola, Pedro Cabral (à direita) © Fotografia por: DR
Maria Luísa Fançony, que falava durante o seminário sobre os 40 anos da Rádio Piô , realçou a importância da reactivação das histórias infantis e presença de rádio em público.

A jornalista explicou que a família é chamada a intervir na transmissão de conhecimentos, pois os programas infantis não devem ser direccionados só às crianças.

"São os pais que devem ligar o rádio para aprender-se com os programas que são transmitidos, pois as crianças divertem-se, eventualmente, com histórias , músicas e brincadeiras”, disse Maria Luísa Fançony, acrescentando que nem tudo que é publicado é literatura, uma vez que existe pouca gente que escreve para crianças.

Na altura em que se criou a Rádio Pió, avançou, a RNA era a única estação, essa particularidade alimentou um ambiente propício à penetração nos ouvintes.

A antiga directora da RNA afirmou que se deve fazer um trabalho de investigação no sentido de saber onde existem canções feitas em português e em línguas nacionais.

"Muitas dessas canções podem ser buriladas,  modificadas as letras, como eram feitas com as canções que os meninos traziam da rua”, explicou

À margem do seminário, os primeiros participantes do Programa Piô foram homenageados com certificados de honra. A actividade foi marcada por momentos musicais e memórias .

 

RNA quer retomar espectáculos infantis

A Rádio Nacional de Angola pretende retomar a promoção de espectáculos infantis, para a descoberta de talentos na canção, na dança e no teatro, tal como no passado, anunciou, ontem, em Luanda, o presidente do Conselho da Administração da RNA, Pedro Afonso Cabral.

"Vamos recuperar a mística dos festivais infantis, tendo como pré-ensaio o festival que será realizado no dia 17 deste mês, no Palácio de Ferro”, anunciou, durante o  seminário sobre os 40 anos da Rádio Piô, um dos mais antigos na grelha de programas da Rádio Nacional de Angola.

No seu discurso, Pedro Cabral destacou a dedicação do programa Rádio Piô na produção de conteúdos didácticos, que têm ajudado no desenvolvimento psico-educacional e emocional dos ouvintes, sem distinção de idades.

O PCA da RNA considerou a estação uma verdadeira escola, onde muitos profissionais aprenderam o ABC do jornalismo, tendo referido que a essência é produzir conteúdos para a faixa etária em questão, desde o ensinamento pelo respeito aos mais velhos, dedicação pelos estudos e partilha do bem com outras crianças.

Por sua vez, o director nacional de Formação de Artes e Turismo, João Lourenço, considerou importante que a Rádio esteja presente na vida das crianças, com a produção de conteúdos que transmitam os valores éticos, patrióticos, culturais, meio ambiente, solidariedade, entre outros ensinamentos. 

Destacou, igualmente, a importância da Rádio Piô na promoção da cultura nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura