O músico angolano, Yuri da Cunha é um dos convidados a participar do show do artista brasileiro, Carlinhos Brown, esta quinta-feira, na vila Caramuru, no Brasil.
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.
A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Alcina Lopes Kindanda, exortou, sábado, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda, as crianças a criarem hábitos de leitura não só de livros infanto-juvenil, mas também de jornais, revistas e outras literaturas para aumentar os seus conhecimentos.
Ao discursar no acto de encerramento da II edição da Feira de Literatura Infantil e Entretenimento, uma iniciativa do Governo, Alcina Lopes Kindanda disse que a feira foi realizada alusivo à Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada a 20 de Novembro de 1989.
A governante revelou que as próximas edições da feira serão realizadas a nível nacional, aproveitando a ocasião para desejar aos mais pequenos um feliz dia da Convenção Sobre os Direitos da Criança.
Anicete da Silveira, expositor e mentor do projecto Literatura ao Domicílio, disse que a iniciativa tem como objectivo incentivar o hábito pela leitura, não só nas criança, mais a toda a sociedade.
Explicou que o projecto Leitura ao Domicílio empresta os seus manuais para um período de 30 dias, "levando até ao encontro do cidadão sem nenhum custo adicional”.
A pretensão do projecto, disse, é fazer com que as pessoas que não tenham poder de comprar uma obra literária, lenham sem se preocuparem em comprar o livro do seu interesse.
Segundo expositor, a ideia do projecto é pensar nos angolanos de forma que todos enriquecem o seu intelecto para o desenvolvimento do país, buscando conhecimento para a construção de uma nação sã.
O projecto existe há dois anos e o seu mentor está a transformar a sua residência, no Bairro Estalagem, município de Viana, no Quilómetro 12, numa biblioteca comunitária.
Durante os três dias de feira estiveram expostos, no CEFOJOR, várias obras dedicada a crianças e adultos de autores nacionais e estrangeiro. Dos infantis destacam-se "Os Animais de Duas Gibas”, de Maria Eugénia Neto, "Agostinho Neto à Victória é Certa”, ilustrações de Osvaldo Medina, "A Lenda do Ovo e da Galinha”, de John Bella, "O Regresso do Cambongue”, de Kanguimbu Ananaz, "A Borboleta Violinista”, de David Capelenguela, "A Ave do Senhor Dikaze Amacaca e outros Contos”, de José Benzora, "Escola que Kuia Bwé”, de Áurio Quicunga, e o "Reino do Cão”, de Ernesto Macuando.
Na feira, também, foram expostos os livros "O Regresso do Sapo à Sanzala”, de Kudijimbe, "O Pai Que Não Educou Seu Filho”, Eduardo Panzo, "Era Uma Vez a Terra do Tomate”, Valdemar Sakuesa, "Vissolela”, de Basílio Chindombe, "O Reino Kiazanga”, de N’sálu Jonata, e "Julito e o Amor de Mãe”, de Elsa Barber Dias dos Santos.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.