Cultura

Crianças do Rangel participam em concurso de declamação

Gil Vieira

Jornalista

Um total de 120 crianças, do Distrito Urbano do Rangel, participam, hoje, às 8h00, no anfiteatro do Instituto Médio Técnico São Benedito, no município de Luanda, num concurso de leitura e declamação, designado “Sei Ler, Sei Declamar, Sei Contar Estórias”.

06/06/2024  Última atualização 13H20
© Fotografia por: DR

A competição, que vai decorrer até sábado, uma iniciativa da Comunidade do Rangel com o apoio da Fundação Obrabella, tem como objectivo promover e incentivar as crianças a criarem o interesse pelo conhecimento da Língua Portuguesa, hábitos de leitura e domínio da Matemática, bem como o conhecimento das novas tecnologias.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa e porta-voz da actividade, Belarmino Costa, os participantes são alunos que frequentam da primeira a sexta classe.

Hoje, explicou o responsável, participam 60 alunos, sendo 20 da primeira, 20 da segunda e 20 da terceira classe, que disputam dentro dos respectivos níveis académicos. Amanhã, competem mais 60, sendo 20 da quarta, 20 da quinta e 20 da sexta classe.

"Os alunos de cada nível vão disputar entre si, para garantir o equilíbrio dentro da competição. Nos dois primeiros dias, se vão escolher os cinco melhores de cada classe, que disputam a final no sábado”, disse. Segundo Belarmino Costa, o júri está constituído por cinco elementos, que levarão em conta, como critérios de avaliação, aspectos relacionados com a prosódia, dicção e postura do concorrente no momento da actuação.

O primeiro e segundo classificados de cada classe, disse, vão ganhar uma mochila com materiais didácticos. "É uma boa oportunidade para os meninos desenvolverem as suas capacidades, pelo que esperamos que aproveitem e dêem tudo de si”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura