Sociedade

Criança operada com sucesso na Clínica Girassol

Alexa Sonhi

Jornalista

Após cinco anos dramáticos, o menor Faustino Pascoal vai voltar a falar e a sorrir depois de ter sido retirado o tumor que tinha na língua desde os três meses de vida. Internada na Clínica Girassol, onde foi realizada a cirurgia, a criança recebeu, quinta-feira, a visita da ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira e da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

05/06/2021  Última atualização 06H00
© Fotografia por: Edições Novembro
A cirurgia maxilo-facial, realizada no passado domingo, 30 de Maio, durou duas horas e envolveu uma equipa multidisciplinar. Ultrapassado o drama do primeiro e único filho, Maria João, a mãe, contou à reportagem do Jornal de Angola como tudo começou: "após os primeiros três meses de vida, notei que algumas bolhas começaram a surgir à volta da língua da criança”.  Preocupada com o aumento das bolhas, sem motivos aparentes, Maria João levou o filho à consulta de pediatria no Hospital Municipal de Cacuaco, onde o primeiro diagnóstico apontou para amigdalite aguda.

Apesar de ter cumprido, à risca, a medicação prescrita pelo médico, as bolhas temiam em aumentar de tamanho. "Voltei novamente ao Hospital de Cacuaco e foram dados outros medicamentos que ajudaram a desinflamar a língua. "Mas quando deixava de tomar, as bolhas voltavam”, lembrou.  Quando completou um ano de idade, a medicação deixou de fazer efeito e a língua começou a inflamar até ao ponto em que a criança passou a ter dificuldades para comer e pronunciar algumas palavras.

Sem conseguir fechar a boca, devido ao tamanho da língua, Faustino Pascoal passou a ser alvo de zombaria de outras crianças. "Chamavam-no de `sereia´ e não aceitavam brincar com ele. Isso magoava-me muito e só chorava, porque custava ver o meu filho naquela situação”, disse.  Movida pelo amor de mãe, Maria João procurou por outras opiniões médicas. Mas, sem dinheiro, ela viu o filho ser impedido, várias vezes, de realizar exames médicos mais profundos para um melhor diagnóstico. Por causa disso, "a situação piorou ao ponto do tumor envolver toda a língua, pressionando a parte inferior da boca para baixo”.   Com a situação a tomar contornos trágicos, Maria João não desistiu. Persistente, a jovem mãe bateu todas as portas em busca de ajuda e…… abriu-se a da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta. Numa articulação com o gabinete da ministra de Estado para Acção Social, Carolina Cerqueira, a criança foi internada na Clínica Girassol.   

Sem mais demoras, no dia 30 de Maio, Faustino Pascoal foi submetido a uma delicada cirurgia maxilo-facial, que permitiu a retirada do tumor. A chefe de Departamento de Pediatria da Clínica Girassol, Yala Almeida, explicou que o tumor removido foi enviado para a área de Anatomia Patológica, para se ter a certeza se era um tumor maligno ou benigno."Em princípio, tudo indica que seja benigno”, afirmou, garantindo que a criança pode voltar a desenvolver as suas actividades com normalidade. A Pediatra explicou que, após a operação, Faustino Pascoal permaneceu 24 horas na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), para maior vigilância devido a especificidade da cirurgia.

Hoje, a criança vai receber alta médica, mas as consultas  ambulatórias deverão continuar até cumprir todas as etapas do tratamento para que a boca e o resto do rosto voltem a funcionar normalmente. A ministra do Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, que visitou, quinta-feira, a criança na Clínica Girassol, manifestou a sua alegria por constatar que no país já é possível realizar cirurgias tão complexas. "A pronta intervenção da Clínica Girassol, em atender a criança, mostra o grande comprometimento dos profissionais de saúde com a vida. Por isso, estão todos de parabéns”, salientou. 

Durante a visita, Carolina Cerqueira ofereceu presentes ao Faustino Pascoal, como lembrança do Dia Internacional da Criança, assinalado no passado dia 1 de Junho. Segundo a ministra de Estado para Área Social, a visita serviu, igualmente, para demonstrar a responsabilidade social que o Executivo tem tido com as populações mais vulneráveis, sobretudo com as crianças que merecem toda a atenção e carinho.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade