As festividades da cidade da Caála, província do Huambo, voltam a ser realizadas no formato normal, dois anos depois das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Cinco pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas, nesta sexta-feira, na sequência de um acidente de viação no morro do Chingo, município do Sumbe, Estrada Nacional-100, cujo acidente de colisão frontal e lateral envolveu seis viaturas de marcas diversas.
Dores que sente, o sangue e os vermes que lhe saem pelos olhos, a pequena Luísa da Silva luta pela vida, na pediatria do Hospital Geral do Bengo. A criança tem apenas dois anos e já sofre de um tipo de cancro no olho esquerdo, conhecido cientificamente como “Retina Blastóna”.
"Não sei como surgiu”, disse o pai da criança, que, devido à situação da filha, viu-se obrigado a sair do município de Pango Aluquém, para fixar residência em Caxito. Assustado com o quadro clínico que a menor apresenta, Luís Victor da Silva, 42 anos, vive ainda o trauma pela perda de um dos filhos (um rapaz de quatro anos), poucos anos antes da Luísa nascer.
"Ainda não sei o que pode acontecer”, lamentou, para explicar que a doença que afecta o olho esquerdo de Luísa começou como uma borbulha no centro do olho (retina). "Parecia uma catarata que crescia rapidamente. Foi assim que decidi levá-la para o centro de oncologia, no Hospital Josina Machel, em Luanda”, disse.
Descoberta a doença, o pai conta que Luísa permaneceu sete meses em tratamento naquele hospital, para depois regressar ao Bengo, onde, desde há cerca de mês e meio, recebe assistência médica na maior unidade hospitalar da província. Victor da Silva reconhece que os médicos fazem de tudo para ajudar a menina a recuperar-se.
"Para acalmar as dores, ela recebe a medicação no período da manhã, à tarde e de noite. Só a alimentação é que é pouca. Estou cada vez mais preocupado com a situação da minha filha, porque agora já lhe saem bichos nos olhos. Estou a vir agora do curativo. Estou cansado. Já não sei mais o que fazer”, desabafou.
Segundo o pai, há dias, a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, visitou a menina e prometeu dar todo o apoio necessário para que seja evacuada para o exterior do país. "Não sabemos de onde veio essa doença, por isso, peço a ajuda de todos”, apelou.
Supervisora em lágrimas
A supervisora em serviço no Hospital Geral do Bengo não resistiu às declarações feitas pelo pai da menina, ao Jornal de Angola. Deolinda da Costa choramingava quando perguntou a Victor se podia chamar um médico. Antes disso, confirmou que, no dia 8 de Abril, a governadora Mara Quiosa esteve no hospital para garantir o seu apoio incondicional à menina Luísa.
O médico pediatra Menezes Cortês explicou que a menina, que vive de analgésicos e transfusão de sangue, apresenta um diagnóstico clínico de "Retina Blastóna” esquerdo, com infiltração do sistema nervoso central.
Explicou que, no que toca à quimioterapia com caboplastina, a criança já foi analisada e, neste caso, está refractária ao tratamento. "Estamos a aguardar que se lhe faça a biópsia, para definirmos outro tipo de tratamento”, disse o médico.
Segundo o especialista, o
câncer da retina aparece em crianças menores de dois anos e o problema começa
com leucocoria e estrabismo, "sendo que o tratamento deve ser feito por
radioterapia, o mesmo que a menina Luísa faz, desde 2021”.
Evacuação condicionada
Durante a visita à menina Luísa da Silva, que padece de cancro no olho
esquerdo, no hospital, o novo administrador do Dande, Afonso Canga, avançou que
"tudo está a ser feito para que a criança seja evacuada, o mais rápido
possível, para a África do Sul”.
Afonso Canga revelou que o processo só não está concluído até agora, porque os pais da paciente não possuem bilhetes de identidade.
"Ontem (sexta-feira), os progenitores da menina já trataram os documentos e aguardam esta semana pela recepção dos mesmos, para de seguida solicitarem passaportes”, referiu.
Afonso Canga avançou que, enquanto os bilhetes de identidade não saem, o Governo Provincial faz contactos com a Embaixada da África do Sul, com vista à criação de condições para que os pais e a criança doente sejam bem recebidos.
"O Governo vai custear todas as despesas inerentes à estadia dos pais e ao tratamento da criança”, garantiu o administrador municipal do Dande.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.
A representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituição vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.