Pelo menos 4.359 postos de emprego foram criados, desde 2019 até à data, na província do Bengo, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) e do programa “Avanço”, revelou, segunda-feira, em Caxito, o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
Agnaldo Chumbo realçou que 4.020 desses empregos foram criados com a distribuição de 1.234 kits de trabalho aos jovens formados nos centros de formação técnico-profissionais do INEFOP.
O responsável avançou que, durante o referido período, a província recebeu um total de 1.366 kits profissionais, que estão a ser distribuídos aos técnicos recém-formados, no âmbito do programa "Avanço”.
Agnaldo Chumbo acrescentou que, dos 1.234 kits profissionais já distribuídos, 240 foram entregues a técnicos formados no município de Ambriz, 108 (Bula-Atumba), 500 (Dande), 177 (Dembos), 144 (Nambuangongo) e 65 a Pango Aluquém.
Esclareceu que os 4.020 postos de emprego foram criados nas áreas de agricultura (636), cabeleireiro (543), canalização (399), carpintaria (342), corte e costura (255), cozinha/pastelaria (216) e electricidade (285).
Foram, também, criados empregos nas áreas de jardinagem (69), ladrilhagem (150), manicure e pedicure (222), pedreira (261), serralharia (237), soldadura (177), pintura (66), mecânica (18), antena parabólica (18) e electrónica (126).
Agnaldo Chumbo adiantou que, fruto da concessão de 113 micro-créditos a igual número de beneficiários, no valor global de 40 milhões de kwanzas, foi possível criar mais 339 postos de trabalho.
O chefe dos serviços provinciais do INEFOP, no Bengo, Agnaldo Chumbo, referiu que, dos 91 candidatos inscritos para a aquisição de carteiras profissionais, pelo menos 39 já foram entregues aos solicitantes.
Milhares de jovens formados
Desde 2019 até à data, o Bengo formou 4.051 jovens, sendo 2.211 mulheres e 1.840 homens, a partir das unidades de formação técnico-profissionais do Dande (1.633), Dembos (448), Bula-Atumba (108), Ambriz (1.437), Pango Aluquém (146) e Nambuangongo (289 técnicos).
Agnaldo Chumbo reafirmou a aposta na expansão dos serviços de formação técnica e profissional na província, para que, no próximo ciclo formativo (sétimo), seja possível formar mais de dois mil jovens nas áreas de serralharia, pedreira, ladrilho, electricidade, cozinha/pastelaria, corte e costura, cabeleireiro e decoração.
Salientou que, na Penitenciária de Caboxa, prevê-se a formação de mais de 150 jovens nas áreas de corte e costura, decoração, montagem de antenas parabólicas, reparação de telefone e empreendedorismo. "Esses são os cursos que nós pretendemos ministrar naquela cadeia”, disse.
Estágios profissionais
Segundo Agnaldo Chumbo, pelo menos 103 jovens, de um total de 138 submetido a estágios, em várias empresas que actuam na província, conseguiram emprego, no âmbito do PAPE.
Explicou que os estágios profissionais decorreram nas empresas Petromar (100 candidatos) Pan-China (nove, Fazenda Filomena (23), ENDE (dois) e Cefomac Construção (quatro).
"Nos próximos dias, vamos colocar mais 20 jovens na Empresa de Águas e Saneamento do Bengo”, acrescentou o responsável, para avançar que a implementação do PAPE a nível da província está a produzir efeitos positivos.
A justificar essa afirmação, Agnaldo Chumbo disse que o plano está a facilitar a concessão de micro-créditos à juventude, fomentar o auto-emprego, avaliar e certificar as competências, promover estágios, atribuir carteiras profissionais e a assegurar a entrega de kits de trabalho.
"As políticas inseridas na aplicação do PAPE estão a contribuir na redução do desemprego e dos níveis de pobreza, por via da inserção imediata dos jovens no mercado de trabalho, através do incentivo ao empreendedorismo e capacitação técnico-profissional”, frisou.
Na província do Bengo, o INEFOP controla um total de 40 formadores efectivos e 20 colaboradores contratados, no âmbito do programa "Avance e Capacite”, para que mais jovens tenham acesso à formação técnico-profissional.
O PAPE, aprovado pelo Decreto Presidencial nº113/2019, foi lançado, oficialmente, a 17 de Setembro de 2020, nas províncias do Uíge e Bengo, implementado, em 2021, no mês de Outubro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.