Economia

Criadores tradicionais beneficiam de feno para alimentação do gado

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

Os criadores tradicionais de gado localizado ao longo da rota de transumância Mupa/Mukolongodjo, no município do Cuvelai, Cunene, vão ver a dieta dos animais melhorada durante a estação da seca, com entrega de sete toneladas de feno, pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária.

30/06/2024  Última atualização 09H31
Foram entregues 368 volumes cilíndricos de feno correspondentes a sete toneladas, provenientes da província do Namibe © Fotografia por: Edições Novembro

Castro Paulino Camarada disse que no total foram entregues 368 volumes cilíndricos de feno correspondentes a sete toneladas, provenientes da Estação Zootécnica da Cacanda, província do Namibe para apoiar   os criadores de gado tradicionais nas rotas de transumância durante a estação seca, através do Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, (FRESAN).

O secretário de Estado para Agricultura afirmou que as populações da província do Cunene praticam a monocultura, e, com o surgimento das Escolas de Campo, estão a aprender a diversificar as culturas, com ferramenta própria, com implementação do FRESAN. A entrega do donativo aconteceu à margem da visita às Escolas de Campo implementadas pelo FRESAN, na comuna da Mupa, município do Cuvelai, testemunhada pelos membros do governo local.

 
Incentivar os agricultores

O vice-governador para o sector Político e Social, Apolo Nadinaulenga, disse que o produto vai incentivar os agricultores à experiência da Estação Zootécnica. Com o surgimento das Escolas de Campo do projeto FRESAN, as comunidades, estão a aprender a diversificar as culturas, a destacar aquela resistente à seca.

Segundo o governante, as escolas estão geograficamente bem localizadas, no quadro da implementação dos projectos estruturantes de combate à seca na província, a par da construção das barragens do Kalucuve e de Ndue, que vão levar a água a várias localidades.

A embaixadora da União Europeia em Angola, Rosaria Pais, informou que visitaram duas   escolas completamente diferentes, uma da outra, a primeira, situada à beira do rio, com pequena horta, onde são realizadas experiências dos cereais, e a outra é bastante árida e sem água próximo, mas   adaptável às plantas florestais.

"O FRESAN tem um banco de sementes, e está a distribuir em diferentes Escolas de Campo e fazem experiências para ver aquelas que se adaptam em diferentes climas.”, frisou.

 
Escolas de Campo

A presidente do Instituto Camões, Ana Fernandes, salientou que esta missão visa em analisar os projectos em curso, perceber o estado de implementação das Escolas de Campo, visitou-se o projecto  em fase inicial, e a outra  de plantas que resistem à seca, a ideia, é criar  um  banco de sementes  com  uma capacidade de secagem, destacou  a boa parceria com o Governo  do Cunene e das administrações municipais.

Enalteceu o empenho das equipas  no  processo  para  melhoria das condições de vida das pessoas, acrescentou que  o  Camões tem a  responsabilidade desta parceria , com resultados  na melhoria das condições das pessoas. A entrega ocorreu na passada terça-feira em acto oficial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia