Economia

Criadores tecnológicos nacionais acrescentam valor aos negócios

Waldina de Lassalete

Jornalista

As soluções tecnológicas desenvolvidas ao longo dos anos pelas startups angolanas levaram o Executivo a adoptar decisões que elevam o papel da tecnologia e do sector privado na economia do país, declarou a secretária de Estado para o Comércio e Serviços.

19/05/2024  Última atualização 09H10
Primeiro dia do “Angola Startup Summit By UNITEL 2024” contou com intensa actividade e foi muito concorrido © Fotografia por: Francisco Lopes| Edições Novembro

 Augusta Fortes proferiu estas declarações   na abertura da 3ª Angola Startup Summit 2024, uma exposição tecnológica promovida pelo Governo e operacionalizada pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em parceria com a operadora de telefonia móvel Unitel.

À imprensa, Augusta Fortes destacou o "papel fundamental" do empreendedor como imprescindível em qualquer sociedade, pois emana a criatividade e leva à concretização de ideias e negócios necessários para a construção do progresso das nações.

"Visitámos os stands e vimos soluções tecnológicas que têm a ver com resíduos, plataformas de logística e saúde, sendo que a educação constitui a novidade que nós aqui tivemos, o que demonstra que devemos mesmo apostar na diversificação da economia e  na formação dos jovens", disse a secretária de Estado.

A responsável sublinhou ainda a necessidade de se conceber um quadro legal específico de apoio às startups, salientando que o referido projecto é, nos próximos tempos, submetido à consulta pública, com vista à promulgação da "futura proposta da lei das startups".

Augusta Fortes defendeu a necessidade  da contínua aposta no capital humano, declarando que "este é o desafio do Governo, pelo que não temos outra saída".

As linhas de força desta actividade, salientou, estão espelhadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) de 2023-2027, com destaque para o Programa de Promoção da Inoculação e Transferência e o Programa do Emprego, Empreendedorismo e Formação, cujo foco continuará a ser o desenvolvimento do capital humano.

O Angola Startup Summit by Unitel decorreu, em Luanda, de quinta-feira a  sábado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia