Sociedade

Criado plano especial para divulgar o Censo

Miguel Brás

Jornalista

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) apresentou, terça-feira, no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), em Luanda, o Plano de Comunicação e Marketing para assegurar a cobertura integral e apoiar a mobilização e divulgação do Recenseamento Geral da População e da Habitação 2024.

17/04/2024  Última atualização 07H45
Albino Caldas considera essencial o papel da imprensa no êxito da iniciativa do Executivo © Fotografia por: DR


No acto, o secretário de Estado para a Comunicação Social disse que foram criadas as condições para informar e sensibilizar todos os angolanos sobre o Censo 2024. O Plano de Comunicação e Marketing, explicou, é parte desta iniciativa e inclui uma componente de formação e preparação de jornalistas e quadros da Comunicação Social.

Nuno Albino Caldas adiantou, ainda, que a participação da Comunicação Social neste processo é fundamental, pois tem o papel de modular, de forma cívica, a população. "A missão de comunicar num mundo cada vez mais globalizado pertence aos profissionais de Comunicação Social, com particular realce aos jornalistas, que exercem um papel relevante no processo de transmissão e formatação da consciência social”, defendeu.

A Comunicação Social, referiu, desempenha um papel chave na interacção e transmissão de mensagens positivas, assim como na sensibilização e mobilização dos cidadãos, em especial nos temas focados ao Censo 2024, que começa a 19 de Julho deste ano.

Capacitação

Jornalistas de diversos órgãos de Comunicação social participaram, ontem, em Luanda, num seminário de capacitação sobre a cobertura e divulgação do Recenseamento Geral da População e da Habitação 2024.

O secretário de Estado para a Comunicação Social considerou a acção formativa crucial na preparação dos quadros que vão acompanhar o Censo 2024. "É um evento mediático, por excelência, que requer dos órgãos da Comunicação Social uma preparação cuidada, através da mobilização e cobertura construtiva”, disse.

Para Nuno Albino Caldas, a acção formativa vai permitir aos profissionais ter uma maior noção sobre o Censo 2024 e os capacitar sobre como tratar, publicar, veicular e cobrir o recenseamento. "É uma operação que deve engajar todos os angolanos, individual e colectivamente, com dedicação e profissionalismo”, explicou.

A acção formativa, continuou, vai permitir aos jornalistas estarem capacitados para entender a matéria. "Para que isto aconteça,  de forma assertiva e responsável, é necessário e indispensável que todos os jornalistas tenham consciência do Censo, através de formações contínuas”, afirmou.

Engajamento

O director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE) pediu aos jornalistas convidados engajamento na divulgação do Censo 2024, recordando que faltam apenas 94 dias para a realização da iniciativa.

José Calengi lembrou que quanto mais próximo do Censo, maior deve ser a informação divulgada. "É preciso informar a população. A sociedade precisa ter conhecimento sobre o Censo, assim como criar uma mobilização social para a operação”, explicou.

O seminário, uma promoção do Instituto Nacional de Estatística, em coordenação com o MINTTICS, reuniu profissionais da Comunicação Social, de órgãos públicos e privados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade