Sociedade

Criado aplicativo para busca de pessoas desaparecidas

Um aplicativo criado pela empresa Zulumukainvest, denominado “Procura”, com intuito de localizar pessoas desaparecidas, sobretudo crianças e adolescentes, está disponível para download gratuito na Play Store e com uma página no Facebook.

24/01/2021  Última atualização 12H49
Madalena Miguel, responsável pelo projecto informático © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
O dispositivo foi criado com base em várias denúncias diárias de pessoas desaparecidas que aparecem nas redes sociais. A responsável do projecto, Madalena Miguel, disse que a ideia surge para promover e divulgar informações úteis,  ajudar a solucionar os casos de desaparecimento para, depois, actuar em parceria com as autoridades policiais.

Considerou o projecto uma mais-valia visto que, cada vez mais, as pessoas ultimamente utilizam as redes sociais e compartilham informações ao se aperceber de algo que acontece na comunidade. Sublinhou que o aplicativo pode ser utilizado a nível nacional e torna-se fácil a localização da pessoa perdida.

"É fácil utilizar o aplicativo e cada utilizador pode inserir ou fazer uma denúncia da pessoa desaparecida ou encontrada. A plataforma vai permitir criar uma rede de cooperação e solidariedade com as famílias e vítimas na busca de solução para este mal”, precisou
Ao asseverar que muitas famílias angolanas enfrentam este problema, Madalena Miguel disse que o dispositivo surge como solução que vai, de certo modo, aliviar a dor de muitas famílias.

Para melhor articulação de casos de desaparecimento, a empresa Zulumukainvest  pretende estabelecer parceria com a Polícia Nacional e o Instituto Nacional da Criança (INAC), instituições que, diariamente, lidam com muitos destes casos.
Através deste aplicativo, os agentes podem fazer uma busca rápida no banco de dados existente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade