Economia

Criadas mais de mil empresas em Malanje

Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.

30/01/2023  Última atualização 09H27
Criadas mais de mil empresas em Malanje © Fotografia por: DR

Deste número, 820 foram criadas através do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), sendo as sociedades uni-pessoal e pluri-pessoal, dos ramos de comércio e prestação de serviço, as naturezas de empresas mais abertas.

A informação foi dada pelo administrador do GUE em Malanje, Nelson Lages, tendo referido que em 2021, haviam sido criadas apenas 84 empresas, devido à abertura do Guiché em Novembro do mesmo ano.

Fez saber que neste mês de Janeiro de 2023, foram já criadas 68 empresas e está prevista a expansão dos serviços aos municípios da província, no sentido de promover a abertura de mais empresas e consequentemente a arrecadação de mais receitas para os cofres do Estado.

Apelou aos empresários no sentido de legalizarem as suas actividades comerciais, junto do Guiché Único de Empresa, sob pena de incorrerem em infracções económicas.

Actualmente, o GUE conta com uma representação no Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, que tem facilitado a emissão de alvarás comerciais e aguarda-se pela integração de outros organismos do Estado ligados a legalização do sector empresarial.

O Guiché Único de Empresa é um instituto público, voltado para a simplificação e desburocratização do processo de constituição, alteração e extinção de empresas comerciais e actos afins.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia