Regiões

Criadas condições para peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Vitória

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

Um espaço com cerca de 2.000m², uma tenda para atendimento médico e o fornecimento de água potável constam entre as condições criadas para a peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Vitória de Massangano, no Cuanza-Norte.

02/08/2024  Última atualização 17H32
© Fotografia por: Marcelo Manuel / Massangano

A preparação do evento religioso, que decorre entre os dias 16,17 e 18 de Agosto, prossegue na sede da comuna de Massangano. Esta sexta-feira, durante a visita de trabalho da vice-governadora provincial do Cuanza-Norte para o Sector Social, Político e Económico, Constantina Furtado Machado, à localidade, foram apresentadas as medidas em torno da peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Vitória.

Entre os principais pontos está a campanha destinada às crianças para a imunização contra a Schistosomíase, "que é uma doença tropical negligenciada de grande importância médica e veterinária, que se transmite em ambientes aquáticos onde habitam caracóis hospedeiros intermediários, após contaminação com fezes e/ou urina contendo ovos do parasita, conforme consultado pelo Jornal de Angola na "Tese Final de Estágio Mestrado Integrado em Medicina Veterinária”, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto com o título "Schistomíase: O papel de ruminantes domésticos como reservatórios de espécies de Schistosoma no distrito Chókwé, Moçambique” de Andreia Vanessa Soares da Cruz.

Ademais, é também mencionado que haverá processos sequenciados de fumigação para prevenir o paludismo e doença do Sono. Por outro lado, a responsável assegurou que estarão em prontidão dois camiões cisterna para o reforço do fornecimento de água e que irão borrifar a entrada do recinto de adoração para o evitamento de poeiras.

Constantina Furtado Machado considera, igualmente, que o evento é uma ocasião oportuna para os cidadãos entrarem em comunhão com Deus e para a moralização espiritual.

"As pessoas andam muito ocupadas com as tarefas diárias, esta peregrinação surge de forma oportuna para que as famílias e cidadãos singulares se reencontrem com o senhor".

Já o chefe das operações do Comando Provincial da Polícia Nacional do Cuanza-Norte, Timóteo Cassinda, informou que estão mobilizados dois contingentes ligados aos efectivos dos bombeiros e ordem pública para acudir possíveis casos de sinistros ou desacatos.

A peregrinação ao santuário da Nossa Senhora de Massangano é uma iniciativa da Igreja Católica Apostólica Romana que reúne fiéis de vários pontos do país, com particular destaque para os provenientes das províncias de Malanje, Cuanza-Sul, Luanda, Bengo, Uíge e os locais.

Durante três dias, rezam, fazem súplicas e pedem bênçãos, bem como a estabilidade social no país.


Assinatura: Marcelo Manuel / Massangano

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões