O Grupo Parlamentar do MPLA vai realizar, quinta-feira, em Luanda, uma campanha de plantação de árvores, denominada “Plantar uma árvore é cuidar do amanhã”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, que se assinalou no dia 21.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
A inauguração da primeira sala de acompanhamento psicológico e aconselhamento jurídico para a juventude, em Luanda, por parte do Movimento Juvenil Comunitário de Angola (MOVIJOVEM), marca o início de iniciativas para prevenir condutas desviantes, considerou o presidente da associação.
Segundo David Juízo, a actuação da MOVIJOVEM será nas comunidades, locais onde existem jovens com necessidade de acompanhamento de formas a prevenir actos de vandalismo ou assassinatos como se vê ultimamente, tendo em conta a carência em vários sectores da sociedade em geral.
Para o líder associativo, a MOVIJOVEM vem preencher um vazio no que diz respeito a várias situações como a criação de salas de aconselhamento, iniciativa que conta com o apoio de advogados inscritos na Ordem.
"É necessário que os jovens conheçam os seus direitos e deveres. É necessário que se criem as condições para que os mesmos tenham contacto com as leis e principalmente com a Constituição da República de Angola; tem de haver diálogo e os jovens precisam de orientações de forma gratuita e o movimento vai prestar este papel”, disse Juízo.
David Juízo disse que a intenção de criar as salas de aconselhamento e acompanhamento jurídico servirá para proporcionar aos jovens a possibilidade de acompanhamento e aconselhamento. "Sentimos que há um vazio na sociedade quanto ao especto que está bem patente no plano nacional da Juventude e na carta africana da juventude. Os nossos direitos muitas vezes são violados e quase que ninguém se pronuncia”.
A sala de acompanhamento jurídico da MOVIJOVEM vai cobrir essas e outras lacunas, conta com quadros qualificados como Juristas, Sociólogos, Psicológico, assistentes sociais e advogados competentes que se inscreveram de forma voluntária.
Nesta altura, segundo o líder associativo, as províncias de Benguela, Bengo, Huambo, Cabinda, Malanje, Cunene, Huíla e Bié, já contam com representantes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República, João Lourenço, aconselhou, hoje, prudência na condução a todos os cidadãos, devido ao feriado prolongado, sublinhado que “muitos vão aproveitar para fazer-se à estrada, indo ao encontro de lugares que lhes são queridos ou que pretendem conhecer”.
A associação para a Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (PDPT) apresentou esta terça-feira, em Luanda, o Programa de Identificação e Desenvolvimento de Talentos (PIDT), com o qual vai desenvolver as aptidões de empreendedorismo de 50 jovens e adolescentes angolanos.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.