As Nações Unidas destinaram 5,2 milhões de euros, ao abrigo do Fundo Central para Emergências, para ajudar as pessoas afectadas pelo ciclone tropical Freddy, no Malawi, que já fez quase 500 mortos, somando-se 66 em Moçambique.
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse, terça-feira, dar prioridade às relações com os países africanos, enquanto Moscovo procura novos parceiros para lidar com as sanções internacionais pelo conflito na Ucrânia. Durante um discurso perante representantes africanos em Moscovo, Putin disse que o seu país sempre deu e continuará a dar prioridade à cooperação com os Estados africanos.
O número de travessias irregulares das fronteiras externas da União Europeia (UE) atingiu em 2022 cerca de 330 mil, uma subida de 64 por cento face a 2021 e o número mais alto desde 2016, divulgou, ontem, a Frontex.
A rota dos Balcãs Ocidentais representou quase metade (45%) das detecções de entradas irregulares na UE e sírios, afegãos e tunisinos foram as principais nacionalidades (47%).
O número de sírios duplicou para os 94 mil entre 2021 e 2022.
As rotas dos Balcãs Ocidentais (145.600 pessoas, mais 132% do que em 2021) e do Mediterrâneo Oriental (42.831, 108%) foram as que mais subiram de 2021 para 2022, enquanto as travessias no Mediterrâneo Central cresceram 51%, para 102.529.
Na rota do Mediterrâneo Ocidental (14.582, -21%) e da África Ocidental (15.462, -31%) o número de travessias irregulares caiu, bem como na fronteira terrestre oriental (6.127, -25%).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou, terça-feira, no final do encontro que manteve com o homólogo russo, Vladimir Putin, que a China se coloca, “firmemente do lado certo da história”, em manter a cooperação com a Rússia, numa clara alusão às críticas decorrentes da guerra na Ucrânia.
O presidente francês, Emmanuel Macron, tem a intenção de defender a energia nuclear na cimeira europeia prevista para esta semana, para que a União Europeia (UE) reconheça a sua importância para alcançar os objetivos climáticos internacionais.
As compras de petróleo russo pela China aumentaram 24% em janeiro e fevereiro, em termos homólogos, permitindo à Rússia ultrapassar a Arábia Saudita como maior fornecedora de crude do país vizinho, segundo dados oficiais hoje divulgados.
Nove unidades de equipamentos foram entregues, terça-feira, à Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) pelo governador de Luanda, Manuel Homem, no quadro do reforço do saneamento na província.
O secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, encabeçou, terça-feira, em Ndalatando, uma marcha de repúdio à vandalização de bens públicos, no âmbito da sua visita de trabalho ao Cuanza-Norte, onde procede ao acto de abertura da Campanha Geral de Crescimento da organização, sob o lema “Cada Militante mais três Jovens”, que acontece, hoje, no município de Bolongongo.
Angola manifestou o interesse de contar com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) na realização do Fórum sobre as Florestas, que pretende organizar, com o intuito de melhorar a gestão, integrar a redução e valorização das emissões de carbono nas florestas e nas zonas rurais.
O projecto de revisão da Lei Geral do Trabalho (LGT) só vai trazer benefícios se estimular a criação de riqueza e promover a empregabilidade em Angola, defendeu, terça-feira, em Luanda, o representante da Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (ECODIMA), Amin Herji.
O embaixador cessante de Angola na Nigéria, Eustáquio Quibato, e o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Geoffrey Onyeama, passaram em revista as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, que datam de 1975.
A Primeira-Dama da República defendeu, terça-feira, em Luanda, a presença de mais mulheres na Indústria Petrolífera, concedendo-lhes mais oportunidades de formação, já que se trata de uma área muito exigente.
Angola e a Côte d’Ivoire rubricaram, na tarde de segunda-feira, em Abidjan, uma minuta do contrato de isenção recíproca de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço, cujo prazo de validade seja de, pelo menos, seis meses.