Especial

Creches da Centralidade Faustino Muteka começam a receber crianças

Domiana N'jila| Huambo

Algumas creches e jardins-de-infância na Centralidade Faustino Muteka, município da Caála, província do Huambo, já estão abertas ao público, depois dos gestores receberem as chaves, este mês, na sequência do concurso público realizado recentemente.

05/01/2024  Última atualização 12H32
Creches e jardins-de-infância na Centralidade Faustino Muteka, Huambo © Fotografia por: Délio V. Dias | Edições Novembro
As instituições em referência vão gerar mais de cem postos de trabalho directos e garantir uma boa assistência às crianças.

São no total cinco empreendimentos que, na opinião de moradores, vão desempenhar um papel crucial no desenvolvimento das crianças e proporcionar um ambiente seguro e estimulante para a aprendizagem e socialização.

A encarregada de educação Laura Martins disse estar bastante satisfeita com a abertura dos centros, uma vez que era um constrangimento viver numa localidade distante da cidade do Huambo e sem creches para confiar a segurança das crianças. "Passamos toda a vida a andar com os filhos de um lado para o outro”, disse.

"Foi com muita satisfação que recebi a notícia de que os centros já estão a ser preparados para receber os nossos filhos. Ontem, tive contacto com dois gestores, para fazer uma análise dos preços praticados e definir onde colocar as minhas crianças”, acrescentou a encarregada.

Preços praticados

Se por um lado há um sentimento de satisfação pela abertura das creches, por outro lado surgem lamentações devido aos preços praticados, que muitos encarregados de educação consideram "bastante altos”.

Laura Martins apelou às instituições vocacionadas para o ensino de crianças a praticarem preços que facilitem a inscrição dos filhos, sublinhando que "a vida não está fácil”. Deixou, igualmente, um apelo às estruturas do Estado para fiscalizarem os preços, para que ninguém saia a perder.

Fábia Moniz, outra encarregada de educação, diz que já se sente mais segura e tranquila, por saber que há estabelecimentos de ensino que podem cuidar dos seus dois filhos menores, durante o período laboral.

A interlocutora contou que por pouco deixaria de trabalhar, porque não tinha com quem deixar as crianças no período da tarde, no momento em que a pessoa contratada para cuidar dos filhos larga ou quando falta. Para colmatar a situação, tinha de pedir favores a  vizinhas para ficarem com os menores, até que ela chegasse à casa.

"Como mãe, sinto-me mais segura e, pelo que vi, nos centros por onde passei, as crianças vão ser cuidadas e acompanhadas com muita atenção”, assegurou.

Quanto aos preços praticados, Fábia Moniz entende que "há para todos os bolsos, cada um vai solicitar à instituição que corresponda com a capacidade do seu bolso”.


1º - Neusa Muteka, e 2º - Director do Grupo Educacional Excelência e do Jardim-de-Infância, Fábio Filipe

Concorrência

O director do Grupo Educacional Excelência e gestor do Jardim-de-Infância com o mesmo nome, Fábio Filipe, confirmo que a instituição tem as portas abertas ao público desde a recepção das chaves do estabelecimento, convidando os pais e encarregados de educação a levarem os seus educandos.

"Quisemos começar já, porque as pessoas estão ansiosas e expectantes. Os pais querem colocar os seus filhos na nossa creche e por isso tínhamos de acelerar o processo de recrutamento dos funcionários”, realçou.

O gestor referiu que a rápida abertura do centro infantil está, também, aliada ao nível de concorrência que a Centralidade apresenta.

 "Todos os Jardins-de-Infância da Centralidade da Caála foram entregues recentemente e, cada um vai procurar oferecer trabalho de qualidade para às crianças. Essa concorrência vai ajudar a melhorar os serviços prestados. Por isso abrimos já, para estarmos à frente”, sublinhou.

Fábio Filipe revelou que a sua instituição tem capacidade para receber cerca de duzentas crianças e na medida que o número for crescendo, serão admitidos novos funcionários, podendo chegar aos 50 trabalhadores.

O responsável reforço que um dos compromissos do Jardim-de-Infância Excelência é o de garantir segurança no processo do crescimento da criança com competência e carácter.

Valor da mensalidade

A mensalidade do Jardim-de-Infância Excelência é de 42 mil kwanzas. Nesta instituição, as crianças, para além de receberem as primeiras lições do abecedário, vão ter aulas de Inglês a partir dos dois anos de idade.

Outro centro infantil, Universo das Crianças, abre as portas apenas a partir do dia 15 de Janeiro de 2024. A informação foi dada pela responsável do centro, Neusa Muteka. Até ao momento, o centro recrutou apenas sete funcionários e, à medida que o número de crianças for aumentando, serão enquadrados novos trabalhadores.

"A nossa instituição tem capacidade para cem crianças dos zero aos cinco anos de idade. Para tal, teremos de ter 20 funcionários. A mensalidade vai custar 25 mil kwanzas, enquanto a inscrição está no valor de 7 mil kwanzas”, informou.

Oportunidade de emprego

Cristina Gonçalves apercebeu-se das vagas de trabalho e deixou o seu currículo nos cinco estabelecimentos infantis existentes na Centralidade da Caála e aguarda por uma resposta.

"Formei-me no Instituto Nacional de Educação (INE), Magistério Primário, por isso vi uma oportunidade de trabalho com a abertura desses centros. Estou capacitada e se for admitida, darei o meu melhor”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial