Política

CPLP saúda designação de João Lourenço como "Campeão da União Africana"

JA Online

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) louvaram esta sexta-feira, em Luanda, a designação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, como “Campeão da União Africana para a Paz e a Reconciliação”, devido ao seu empenho para a pacificação em África.

03/06/2022  Última atualização 18H38
© Fotografia por: CEDIDA | MIREX

Segundo o comunicado final da reunião enviado ao Jornal de Angola, os ministros saudaram, igualmente, a realização da Cimeira Extraordinária da União Africana sobre Questões Humanitárias e Conferência de Doadores, em Malabo.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores condenaram ainda a tentativa falhada de tomada de poder pela força na Guiné-Bissau, ocorrida no dia 1 de Fevereiro de 2022, e saudaram a resposta das autoridades nacionais que levou ao restabelecimento da ordem pública.

"Apelaram à manutenção do diálogo político inclusivo, nos termos da Constituição, a fim de garantir a paz e a estabilidade no país, e tomaram nota da decisão da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO de enviar uma força de estabilização na Guiné-Bissau”, lê-se no comunicado da organização.

A XXVII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu em Luanda, no dia 3 de Junho de 2022, e contou com a participação dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores, ou seus representantes, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e do Secretário Executivo da CPLP.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política