Luanda acolhe, desde o princípio da manhã desta segunda-feira, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para avaliar o plano estratégico e as reformas da organização.
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, vai ser inaugurado no final deste ano, informou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
O Grupo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Etiópia elogiou quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.
Reunido quinta-feira à tarde, em Addis Abeba, o Grupo saudou a comemoração, pela primeira vez, do 31 de Janeiro, "Dia da Paz e Reconciliação em África”, cuja cerimónia de lançamento contou com uma declaração do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enquanto Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação.
Segundo o embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da UA, Francisco José da Cruz, a celebração da efeméride "foi uma oportunidade para mobilizar e reafirmar o apoio, entre outros, aos processos de Luanda e Nairobi sobre o conflito no Leste da RDC”.
O diplomata acrescentou que o evento apelou à plena implementação do acordo de paz de Pretória entre o Governo da Etiópia e a Frente de Libertação do Povo de Tigray, bem como a Declaração de Nairobi que a acompanha.
Francisco da Cruz disse que a comemoração inaugural foi também uma oportunidade para se instar as partes envolvidas noutros processos de paz, designadamente da Líbia, Sudão e Sudão do Sul, a engajarem-se mais activamente na implementação dos compromissos assumidos para a prevenção, gestão e resolução de conflitos, bem como a promoção de uma reconciliação efectiva e abrangente.
No encontro, o Grupo CPLP na Etiópia aprovou o Programa de Acção para 2023 e gizou as próximas etapas conducentes ao reforço do uso da língua portuguesa nos trabalhos da União Africana.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.