O Embaixador da República de Angola na Federação da Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes, Augusto da Silva Cunha, entregou, esta terça-feira, as cartas credenciais ao presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, para dar início às funções naquele Estado, na condição de embaixador não-residente.
O Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Sobre esta matéria, o diplomata destacou o papel positivo desempenhado pelo Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação, dando nota aos presentes que este ano, em conformidade com a Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia da União Africana, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022, comemorou-se pela primeira vez o 31 de Janeiro, como "Dia da Paz e Reconciliação em África”.
Na altura, o Chefe de Estado endereçou uma mensagem para o continente, que foi difundida na sessão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana realizada em Addis Abeba, Etiópia, a 31 de Janeiro, onde pediu que se deixe "definitivamente para trás o passado conturbado de desentendimento, de desarmonia e de discórdia que condicionou e comprometeu a execução de estratégias de desenvolvimento que ajudariam a impulsionar o nosso crescimento económico e colocar-nos a um nível aceitável de competitividade com outras regiões do mundo”.
Na mesma ocasião, o estadista angolano, reiterou o diplomata, disse que era "imperativo concretizar os objectivos da Agenda 2063 e colocar África na rota do desenvolvimento".
António Luvualu de Carvalho sublinhou a realização, por parte da República de Angola, de dois eventos de grande alcance internacional, nomeadamente, a 2ª Edição da Bienal de Luanda, Fórum Africano da Cultura da Paz, que decorreu de 27 a 30 de Novembro de 2021, evento que adoptou um roteiro que inclui mais de dez eventos e 15 projectos previstos para a Edição de 2023, destacando-se: Inclusão da Cultura de Paz nos Sistemas Educativos; Promoção dos Valores Africanos e das Indústrias Criativas; Autonomia dos Jovens e das Mulheres enquanto Agentes de Mudança; e a Promoção das Economias Verde e Azul.
Os presentes foram informados que a próxima Bienal de Luanda será dedicada à "Educação; Cultura da Paz e Cidadania Africana como Ferramentas do Desenvolvimento Sustentável do Continente”, estando assim alinhada ao tema da União Africana (UA) para 2024 que terá como foco a Educação.
Outro evento, igualmente, destacado pelo embaixador de Angola em Malabo foi a 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governos da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacifico (OEACP), realizada sob a presidência angolana de 9 a 10 de Dezembro de 2022, subordinada ao lema "3 Continentes, 3 Oceanos, 1 Destino comum: Construir uma OEACP Resiliente e Sustentável”.
No que diz respeito à presidência rotativa de Angola na CPLP, António Luvualu de Carvalho considerou que o país tem cumprido com o programa, destacando-se a materialização da introdução nos Estatutos da Comunidade do 4° Objectivo Geral da Comunidade, o objectivo económico, a aprovação por todos os Estados-membros do Acordo de Mobilidade, assinado em Julho de 2021 na Cimeira de Luanda, estando assim o mesmo em vigor, o que permite a negociação entre os países, dos melhores critérios e mecanismos para garantir uma maior mobilidade dos cidadãos no espaço CPLP.
Do ponto de vista administrativo, foram realizadas todas as reuniões previstas a nível de ministros, reuniões técnicas de especialidade, bem como está a ser acompanhada a execução dos diversos programas ligados ao ensino e difusão da Língua Portuguesa, directamente executados ou superintendidos pelo Secretariado da CPLP em Lisboa.
Quanto à parte cultural, Angola dinamizou por via da sua rede diplomática a celebração em todas as capitais onde tem representações diplomáticas e consulares, a 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP, bem como transformou Luanda, na Capital da Cultura e da Língua Portuguesa, celebrado a 5 de Maio de 2022, sob o lema " Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, com um importante evento internacional, promovido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, bem como a participação dos titulares dos departamentos ministeriais do país, do ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação da Guiné Equatorial, do secretário executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa, do director executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Incanha Intumbu, e da directora-geral adjunta da UNESCO para a Educação, Stefania Giannini.
Participaram da reunião os embaixadores de Angola, São Tomé e Príncipe, o chefe da missão de Portugal, o encarregado da Lusofonia do Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial, o cônsul honorário da Guiné-Bissau, e os embaixadores e representantes dos Países Observadores Associados da CPLP, acreditados na Guiné Equatorial, Côte d'Ivoire, Estados Unidos da América, Reino de Espanha, França, Índia e Senegal (cônsul honorário).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO novo embaixador extraordinário e plenipotenciário designado da República da Turquia, em Angola, Ufuk Ekici, apresentou as cartas figuradas, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta terça-feira, em Luanda.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, segunda-feira, em audiência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Pereira, para avaliação das cooperações bilaterais existente entre os dois países.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.