O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
As cozinheiras do mercado do Asa Branca, em Luanda, foram sensibilizadas, esta segunda-feira, no sentido de adoptarem medidas mais seguras e sustentáveis, para garantir maior segurança dos alimentos, dentro de casa, na comunidade e no mercado.
O apelo foi feiro pela secretaria de Estado para a Família, Elsa Barber, durante o "Festival das Sopas", que decorreu naquele mercado, por ocasião do dia mundial da Segurança dos Alimentos, assinalado a 7 do deste mês.
Numa acção ministrada por especialistas angolanos e sobe o lema "Sopa segura, saudável e sustentável", 30 cozinheiras, que ganham a vida confeccionando alimentos no Asa Branca, receberam formação durante 12 horas sobre as técnicas de preparação e manuseamento de alimentos de forma segura.
O festival, disse Elsa Bárber, enquadra-se no programa de valorização e reforço das competências familiares, no que respeita a sensibilização das mulheres na vertente de nutrição, resgate de valores morais, cívicos, culturais e patrióticos.
Sublinhou, ainda, que o festival serviu para capacitar as mulheres em termos gastronómicos e culturais, de forma a impulsionar a reintrodução na ementa diária das famílias angolanas, confeccionada com os produtos da terra.
Elsa Bárber acrescentou que se trata de uma oportunidade para projectar a capacidade das mulheres angolanas que, diariamente, trabalham no mercado e contribuem para uma rica gastronomia e diversificada.
Apelou à administração do mercado, no sentido de criar um espaço de diálogo como "jangos de valor", onde se aborde a questão da segurança alimentar.
A representante Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Guerda Barreto, disse que o Ministério da Acção Social e seus parceiros têm desenvolvido acções para a consciencialização da sociedade em programas de valorização da família em matéria de nutrição, saúde e resgate de valores morais, cívicos, éticos e culturais.
Acrescentou que as Nações Unidas já sensibilizou 19.406 pessoas das quais 12. 415 são mulheres e 6. 991 homens para terem um maior cuidado na confecção dos alimentos.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e a Organização Mundial da Saúde recomendam que cada adulto consuma diariamente 400 gramas de fruta e legumes, para prevenir doenças crónicas, como cancro, diabetes, doenças cardíacas e obesidade e combater deficiências de micro nutrientes.
Guerda Barreto disse, ainda, que, anualmente, a nível global, uma em cada dez pessoas é afectada por doenças transmitidas por alimentos inseguros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
Duas agentes eleitorais morreram e outros dois ficaram feridos, esta terça-feira, na província do Bié, em consequência do capotamento de uma viatura que prestava serviço à Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga cujas causas do acidente ainda estão por determinar.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) anunciou, terça-feira, que "a mudança da estação de cacimbo para a época chuvosa vai continuar a ter temperaturas baixas até Setembro para as províncias banhadas pelo Oceano Atlântico".
As aulas em todas as instituições de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Secundário públicas, comparticipadas e privadas arrancam no dia 6 de Setembro, de acordo com o Calendário Escolar Nacional para o ano lectivo 2022/2023.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.