Sociedade

Covid: Distribuídas mais de mil barras de sabão

Mais de mil barras de sabão foram distribuídas até ontem, à população do município de Chicomba, (230 quilómetros a norte da cidade do Lubango), província da Huíla, no âmbito da prevenção e combate à propagação da Covid–19.

19/04/2020  Última atualização 12H57
DR

A administradora municipal de Chicomba, Dina Berner Domingos, que prestou a informação ao Jornal de Angola, via WhatsApp, explicou que foram distribuídas também quantidades elevadas de bidões de lixívia e álcool etílico para desinfecção das mãos.
Dina Berner Domingos disse que a administração municipal distribuiu baldes e bacias, com torneiras adaptadas, para facilitar a lavagem das mãos.
Para prevenir a Covid-19, informou, foi criada uma comissão multissectorial que tem estado a trabalhar na sensibilização dos munícipes sobre o perigo da doença. “Produzimos e distribuímos panfletos e cartazes com informações sobre a pandemia”, disse.
No município, indicou, está disponível uma viatura com equipamentos de som, que percorre vários bairros da comuna sede do município. “A viatura está a ajudar na divulgação dos métodos de prevenção em línguas nacionais, porque o município de Chicomba é constituído por diferentes etnias. O objectivo é fazer chegar a mensagem, sem ruído, a todos os grupos”, referiu.
Dina Berner Domingos frisou que Chicomba, por ser o celeiro da província da Huíla, recebe muitos visitantes. “Estamos a fazer o rastreio de todas as pessoas nos pontos de entrada e saída do município, com destaque para as comunas do Quê, Cutenda, sede e no quilómetro 42, na estrada que dá acesso ao município de Caconda”, disse, acrescentando que mais de duas mil pessoas já foram rastreadas.
Informou que o município tem um centro de quarentena institucional com 10 leitos para atender possíveis casos de pessoas infectadas. “Preparamos também uma área para os técnicos que estão a trabalhar no rastreio”, salientou.
Frisou que a Administração Municipal transferiu o mercado da comuna sede para um local com condições de higiene. “Estamos a fazer a desinfecção das residências, viaturas e locais públicos”, assegurou, sublinhando que campanhas de limpeza têm sido realizadas, com a participação da população, seguindo sempre as medidas de segurança que permitem evitar o surgimento e propagação da Covid–19.
A Administração Municipal de Chicomba disponibilizou motorizadas para apoiar a Polícia Nacional, com vista a dar resposta rápida ao período de emergência. “Durante este período temos estado a trabalhar com vários segmentos da sociedade e adquirindo víveres para salvaguardar a logística dos técnicos em serviço, das pessoas mais carenciadas”, afirmou.

Estabelecimentos comerciais

A administradora municipal de Chicomba garantiu que as medidas de prevenção têm sido cumpridas nos estabelecimentos comerciais. “Fizemos o encerramento de alguns estabelecimentos que vendem produtos não adequados para este momento”, disse.
Acrescentou que os estabelecimentos em funcionamento receberam baldes adaptados e os técnicos estão a esclarecer os usuários sobre a importância do uso e manuseio. “A Administração Municipal tem estado a distribuir água porta-a-porta”, disse, referindo que um grupo de geradores garante o fornecimento de energia ao município de Chicomba. “O combustível está garantido, para que haja apagão, sobretudo no período da noite”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade