Sociedade

Covid-19: País recupera mais dois pacientes

Uma criança de quatro anos e um jovem de 24 são os novos recuperados da Covid-19 em Angola. Os pacientes são moradores do bairro Futungo, município de Talatona.

06/06/2020  Última atualização 00:00
Mota Ambrósio| Edições Novembro © Fotografia por: Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, que informou que, até ontem, estavam livres da doença 21 pacientes.  Franco Mufinda indicou que, em termos de distribuição de casos confirmados e recuperados, o município do Talatona conta com cinco doentes livres da pandemia, com anúncio, ontem, de mais dois doentes recuperados. Na circunscrição há ainda o registo de 23 activos internados.

Falando na habitual conferência de imprensa sobre a actualização de dados da Covid-19, o governante disse, ainda, que o município do Kilamba Kiaxi vem a seguir, com dois pacientes recuperados, dois activos e um óbito.  Cacuaco conta com um recuperado e igual número de activo, Cazenga, também, com um e 20 casos activos, Ingombota dois recuperados e um paciente activo.

Já o Distrito Urbano do Sambizanga surge com um recuperado e igualmente um activo, Maianga com dois recuperados, 11 activos e um óbito. Belas conta com seis recuperados, dois activos e um óbito. Viana com um doente activo, enquanto Rangel regista apenas uma morte.  O secretário de Estado informou, ainda, que durante as últimas 24 horas não houve nenhum novo caso da Covid-19, mas lembrou que, até ontem, manteve-se 86 casos positivos e quatro óbitos.

O Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) recebeu 11.072, sendo 86 positivas, 10.256 negativas e 770 em processamento. Quanto à quarentena institucional, 35 pessoas receberam alta, das quais 12 em Luanda, dez no Uíge, oito em Cabinda e quatro no Cuando Cubango.
O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 38 chamadas relacionadas com petições de informação sobre o novo coronavírus.

Actividades nas províncias

Na província do Bengo foram realizadas palestras de sensibilização sobre medidas de prevenção da pandemia, no Centro de Saúde Bela Vista, no município de Ambriz. No Bié houve uma acção de capacitação dirigida aos líderes religiosos sobre medidas de prevenção da pandemia.  Em Cabinda foram investigados casos suspeitos da Covid-19, nos bairros Gika e Tizo, no município com o mesmo nome. No Cuando Cubango, o dia foi marcado com a realização de palestras de sensibilização sobre medidas de prevenção da doença, em Menongue.

Já no Cuanza-Norte foi feita a desinfecção dos mercados municipais do Cazengo. No Huambo, a Comissão Multissectorial promoveu uma acção de capacitação aos técnicos do Gabinete Provincial da Saúde sobre medidas de prevenção. No Uíge foram investigados oito casos suspeitos da Covid-19, no município com o mesmo nome, tendo feito a recolha de amostras e enviado ao INIS, em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade