A Organização dos Estados Turcos vai propor o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para o prémio Nobel da Paz pelos esforços de mediação no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, anunciou, terça-feira, o chefe da diplomacia húngara.
Mais de 300 mil pessoas, das 480 mil habitantes do município de Menongue, província do Cuando Cubango, já receberam sabão e lixívia para a higienização das mãos, com vista a prevenção do novo coronavírus, assegurou quinta-feira, o director municipal da Saúde.
João Chihinga explicou que o processo, que envolve também a sensibilização sobre os riscos e prevenção da Covid-19, teve início no dia 24 de Março e beneficiou 85 por cento da população de Menongue, faltando apenas 15 por cento dos munícipes das comunas do Caiundo e Jamba Cueio, para a cobertura total. O director Municipal da Saúde de Menongue defendeu que é necessário criar as condições básicas para que as pessoas possam ter acesso aos materiais de biossegurança, no sentido de fazerem constantemente a higienização das mãos com água e sabão ou com lixívia.
A par da entrega de materiais de higienização das mãos, destacou, a Direcção Municipal da Saúde realizou mais de três mil consultas médicas e distribuiu gratuitamente medicamentos e mosquiteiros tratados com insecticida. José Chihinga acrescentou que a previsão é de distribuir mais de dez mil mosquiteiros nos próximos dias, sobretudo às mulheres grávidas e crianças, para reduzir os casos de malária.
Para o êxito da campanha, estão disponíveis 35 técnicos de saúde e 115 voluntários, entre reformados da classe, estudantes da ADPP, membros da Cruz Vermelha de Angola, autoridades tradicionais, religiosas e da sociedade civil. Os técnicos contam com o apoio de ambulâncias e mais de dez viaturas da Administração Municipal de Menongue e privadas.
O director municipal da Saúde lamentou o facto de muitos cidadãos continuarem a ignorar as medidas de prevenção, uma situação que pode ser fatal caso haja transmissão comunitária. “As pessoas devem ganhar a consciência do perigo da Covid-19 agora e não esperar até que haja o registo de casos de transmissão comunitária no país, uma vez que o nosso sistema de saúde não vai suportar o elevado número de pacientes contaminados, em busca de asssistência”, concluiu.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.