Mundo

Covid-19: Europa ultrapassa o milhão e meio de mortes

A Europa ultrapassou hoje 1,5 milhões de mortes associadas à Covid-19 e vários países do continente estão a repor as restrições para tentar travar as contaminações recorde, segundo um balanço da agência France-Presse.

25/11/2021  Última atualização 13H28
© Fotografia por: DR

O balanço da AFP com base em dados oficiais indica um total de 1.500.105 mortes confirmado oficialmente na Europa (52 países e territórios desde a costa atlântica até ao Azerbaijão e a Rússia) desde que foi registado no continente o primeiro óbito, em Fevereiro de 2020.

A contagem, que leva em consideração os mortos registados pelas autoridades sanitárias nacionais, representa apenas uma parte dos óbitos efectivamente associados ao novo coronavírus. 

A OMS estima que, considerando o excesso de mortalidade directa e indirectamente vinculado à Covid-19, o número de vítimas da pandemia pode ser duas a três vezes maior do que o registado oficialmente.  

O número de mortes tem estado em alta desde meados de Julho (4.210 mortos diários em média nos últimos sete dias, mais 1% numa semana e mais 5% do que há duas semanas) na Europa, o novo epicentro da pandemia.

Esse número atinge um nível semelhante ao do Outono de 2020, quando a Europa entrou na segunda vaga, durante a qual o continente viveu a semana mais letal (entre 14 e 20 de Janeiro de 2021), e as campanhas de vacinação contra o coronavírus ainda não tinham começado.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo