Sociedade

Covid-19 condiciona adesão aos cursos

Arão Martins | Lubango

Jornalista

O número de formandos nos centros de formação profissional na província da Huíla está aquém do desejado, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19, disse, ontem, na cidade do Lubango, a chefe de secção do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional.

09/01/2021  Última atualização 12H25
© Fotografia por: DR
Falando ao Jornal de Angola, Fernanda Luzia lembrou que, em Março de 2020, altura em que começaram os ciclos de formação, os centros da Huíla tinham inscritos cerca de 1600 formandos. 
Com a declaração do Estado de Emergência devido à Covid-19, acrescentou, todas as actividades foram suspensas. Com a reabertura, a 21 de Setembro do ano passado, do ciclo formativo 2020/2021, que termina a 30 de Agosto do corrente ano, a adesão dos formandos aos centros de formação profissional está aquém do número inicial. Actualmente, disse, estão reconfirmados 812 formandos, dos quais 170 do sexo feminino e 642 masculinos, inscritos nos 14 cursos. "Na cidade do Lubango temos, actualmente, 430 formandos inscritos nos 14 cursos e os restantes estão distribuídos pelos municípios do Cuvango, Chicomba e Matala”, indicou.

A responsável fez saber que existem, ainda, formações que decorrem na unidade móvel da localidade do Toco, comuna do Hoque, município do Lubango. Referiu, também, a abertura, pela primeira vez, da "Cidadela Jovem de Sucesso da Matala”, que matriculou 72 formandos.Os 14 cursos, designadamente Canalização, Corte e Costura, Cozinha e Pastelaria, Informática, Contabilidade Informatizada, Torno Fresador, Serralharia, Construção Civil, Pedreiro, Electricidade de Baixa Tensão, Energias Renováveis e Soldadura, são lecionados por 44 formadores.

Assegurou que a adesão às aulas é apenas permitida com o uso dos meios de biossegurança e o distanciamento físico. "Todas as condições de biossegurança foram criadas nos centros de formação para que as aulas sejam realizadas com segurança”, assegurou, referindo que nos centros de formação profissionais foram colocados termómetros, dispensadores de álcool em gel, viseiras, máscaras, tanto para os formadores como para os formandos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade