Desporto

Costa do Marfim em “queda livre”

António de Brito

Com quatro candidatas assumidas à conquista do título continental, designadamente Uganda, Senegal, Congo Democrático e Costa do Marfim, a terceira e última jornada do Grupo B vai definir as duas selecções apuradas à próxima fase do torneio. Os marfinenses são os que têm menos possibilidades de passar, já que ocupam a última posição da classificação, com um ponto.

21/01/2023  Última atualização 09H57
© Fotografia por: DR

Uganda, Senegal e República Democrática do Congo têm as "portas abertas” para seguir em frente na competição. Aliás, os três combinados estão separados por um ponto. O Uganda é o líder com quatro, seguido do Senegal, com três e do Congo Democrático tem dois pontos.

Os senegaleses são os campeões em título do CAN-2022, disputado nos Camarões, mas se mostram muitos furos abaixo nesta competição. Em dois jogos realizados, a selecção senegalesa venceu um e perdeu outro. Marcou um golo e consentiu outro.

O Congo Democrático faz uma travessia no deserto no que toca a golos marcados, pois em dois jogos efectuados empatou com o Uganda (0-0) e Costa do Marfim (0-0).

Se porventura ganhar o embate frente ao conjunto senegalês, a RDC vai totalizar cinco pontos e transitar para a segunda fase da competição. Na eventualidade de o Uganda perder para os marfinenses, os congoleses assumem a liderança. Os ugandeses baixam para o segundo lugar e acompanham o Congo na fase seguinte.

           

Grupos C e E

Madagáscar e Ghana partilham o comando do grupo C, com três pontos cada, enquanto o Sudão é último, sem qualquer ponto. No domingo, o Madagáscar joga com o Sudão, às 20h00. O Ghana folga por imposição de calendário, após a desistência do Marrocos.

Já no Grupo E, os Camarões são os líderes com três pontos. Na terça-feira, à mesma hora, jogam com o Níger a cartada decisiva, no Estádio Olímpico de Oran, em partida referente à terceira e última jornada da competição.  


Chiquinho Conde crente nos "oitavos”

O seleccionador Moçambicano de futebol, Chiquinho Conde, mostrou-se convicto na passagem à fase seguinte do CHAN, apesar de esperar por um jogo complicado diante da Argélia.

Contactado, via WhatsApp, pelo Jornal de Angola, o treinador dos Mambas garantiu uma selecção combativa, com o intuito de obter um resultado satisfatório, frente à selecção anfitriã. 

"Vamos defrontar uma grande equipa que joga em casa e candidata ao título. Respeitámos o adversário, mas não tememos a ninguém. Estamos proibidos de falhar, a um ponto de fazer história no CHAN, que passa pela qualificação à fase seguinte. Os jogadores estão mentalizados e sabem o que têm de fazer”, disse a antiga estrela moçambicana. A Argélia vem de vitórias seguidas, diante da Líbia da e Etiópia, ambas por 1-0.                      

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto