Política

Coreia e Angola abordam dinamização de visitas bilaterais ao mais alto nível

Durante aproximadamente 30 minutos, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da Coreia em Angola, Kwang-Jin Choi, analisaram, quinta-feira, em Luanda, o incremento da cooperação bilateral, com foco na dinamização do Acordo-Quadro e na troca de visitas ao mais alto nível entre delegações dos dois países.

12/04/2024  Última atualização 10H48
Embaixador Kwang-Jin Choi com o ministro Téte António © Fotografia por: DR
O encontro, realizado na sede da diplomacia angolana, na capital do país, serviu, igualmente, para as duas entidades se debruçarem sobre aspectos ligados à cooperação nos mais diferentes domínios entre Angola e a República da Coreia.

O momento foi aproveitado para o embaixador Kwang-Jin Choi convidar Angola a participar da Cimeira Coreia/África, agendada para decorrer de 2 a 5 de Junho próximo, em Seul.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1992, Angola e a República da Coreia têm mantido um relacionamento consistente. Em Dezembro de 2007, a Coreia inaugurou a Embaixada em Luanda, seguida pela instalação da Missão Diplomática de Angola em Seul, em Agosto de 2008.

Os dois países reúnem-se regularmente em vários domínios para a realização de sessões da Comissão Mista e de Intercâmbio de Alto Nível.

Em 2022, o volume das trocas comerciais atingiu 200 milhões de dólares norte-americanos. Angola exporta para a Coreia, essencialmente, produtos petrolíferos (óleo e gás), ao passo que as actividades das empresas sul-coreanas no mercado angolano se têm expandido não só no sector da Construção Naval, mas também de automóveis, máquinas agrícolas, produtos farmacêuticos e energias renováveis.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Executivo "está bastante interessado em partilhar experiências para o desenvolvimento de estratégias nacionais e industriais, com o apoio à inovação do Governo coreano, do qual se espera que esta cooperação se aprofunde cada vez mais”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política