Cultura

Coral Kima Kietu “agradece” com louvores os ganhos da paz

Armindo Canda

Jornalista

Trajados de branco, cor que simboliza a paz, as 50 crianças do coral infantil Kima Kietu agradeceram, quarta-feira, em Luanda, ao Soberano pelos 22 anos de Paz com o louvor “Aleluia”, num concerto produzido pelo Palácio de Ferro e realizado no mesmo espaço cultural.

05/04/2024  Última atualização 14H25
As crianças interpretaram temas do cancioneiro angolano © Fotografia por: LUíS DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O grupo que pertence à Casa da Cultura do Rangel Njinga Mbandi, brindou o público no primeiro bloco, onde incluíram o tema "Kima Kietu”, que dá  nome ao projecto que significa "As Nossas Coisas”.

O alinhamento incidiu temas conhecidos como: "Mundengue Uami”, "Ciclo sem Fim”, "Ntoyo”, "Conte Partiro”, "Kudile” e fecharam com a rapsódia "Tata Nketu”. Antes de começar o segundo momento da actuação das crianças, o professor João Pinto, com a guitarra fez um improviso de alguns clássicos nacionais.

O segundo momento foi com o acompanhamento da banda, que ao som da música "Angola no Coração” retomou a exibição dos mais pequenos. Na sequência soltaram as vozes para interpretar os temas "Ave Maria”, "Humbi Humbi” e "Filhos de África”, esta última composição das Gingas do Maculusso.

No outro momento, o maestro convidou o tenor Emanuel Mendes para partilhar o palco com as crianças e interpretaram o clássico "Muxima”. O artista teve um merecido abraço dos pequenos no final da actuação.

Para encerrar a noite de concerto, o coral Kima Kietu exibiu ainda os temas "Se Uandala” e "Eme Pembe” deixando a assistência eufórica e com forte ovação pelo talento demonstrado pelos "filhos” da Patrícia Faria, mentora do projecto.

Em declarações ao Jornal de Angola, no fim do concerto, o membro do grupo coral Kima Kietu, Bernardo de Sousa disse que a participação no espectáculo é para si indescritível por ser a primeira vez a actuar e sentir uma conexão com o público. "Foi uma noite maravilhosa para mim. Desde pequeno que me apaixonei pela música, por isso agradeço à Casa da Cultura Njinga Mbande pela oportunidade concedida para a realização de um sonho”.

Agera Sebastião, membro do coral, realçou que o concerto foi agradável, por se sentir que conseguiram tocar no coração das pessoas através do talento e performance que exibiram em palco.

Mas para isso, frisou que "foi necessário ensaiar muito para poder tocar nas pessoas. Tivemos que aprender a cantar em línguas nacionais e estrangeiras, com realce para o kimbundo, umbundo, português e o inglês”. Partilhar o palco com o tenor, referiu, foi uma experiência única por ser um artista que domina o canto lírico.

A directora da Casa da Cultura Njinga Mbande, Patrícia Faria argumentou que se celebra mais um ano de paz, sobretudo para dar a oportunidade às crianças poderem cantar de forma harmoniosa e felizes. "Com a paz, as crianças têm a oportunidade de cantar, ter acesso à instrução e às artes.”

Patrícia Faria ressaltou que durante o espectáculo o coral Kima Kietu levou como propostas músicas do cancioneiro popular angolano, canções e louvores internacionais. "As crianças apresentam um guião musical que foi minuciosamente escolhido para que pudessem aprofundar mais sobre as raízes ancestrais, bem como as canções feitas a nível internacional. Desse jeito vão sentir-se adaptadas a todos os níveis e meios, mas sem perder a originalidade e a africanidade”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura