Economia

Cooperativas do Balombo financiadas pelo Prodesi

Duas cooperativas agrícolas do município do Balombo, Benguela, foram financiadas ao abrigo do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) em 45 milhões de kwanzas, de acordo com fonte oficial.

16/04/2024  Última atualização 11H43
Tractores financiados pelo FADA operam no Balombo © Fotografia por: DR
O director do Gabinete Municipal do Desenvolvimento Económico Integrado, Jorge Madaleno, que concedeu estas informações à Angop, disse que uma cooperativa obteve um financiamento de 30 e outra  de 15 milhões de kwanzas e que seis outros pedidos de crédito (três dos quais de co-operativas de ex-militares) estão a ser tramitados.

O responsável referiu que a agricultura é a actividade primária no Balombo, sendo esse o sector o que mais solicita crédito, mas um dos entraves que os pedidos de financiamento encontram na banca tem sido a falta do Título de Concessão de Terra.

"A grande maioria dos nossos agricultores não possui esse documento fundamental. Muitos apresentam apenas uma declaração de cedência do espaço e croquis de localização”, explicou.

Para inverter esse quadro, afirmou, foi criada uma equipa multissectorial, que integra a Direcção da Agricultura e a Administração Municipal para  imprimir maior rapidez no processo de legalização.

"Posteriormente, remetemos esses processos ao Instituto Geográfico e Cadastral de Angola para avaliação e emissão do Título de Concessão de Terra”, disse. De resto, para para ter acesso ao crédito, basta o agricultor apresentar às instituições credoras a factura do IGCA referente ao título.

Jorge Madaleno adiantou que se está a tentar enquadrar produtores na linha de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), através do qual o município já recebeu nove tractores.

"Para além dos tractores, o FADA disponibiliza uma linha de financiamento de até 10 milhões de Kwanzas para essas cooperativas. Elas estão actualmente a trabalhar na organização dos processos para terem acesso ao crédito”, frisou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia