Economia

Cooperativas agrícolas beneficiam de meios

Víctor Pedro|Sumbe

Duas cooperativas agrícolas do município do Ebo, na província do Cuanza-Sul, receberam, recentemente, instrumentos agrícolas para aumentarem os níveis de produção, melhorar o escoamento e a comercialização do produto final.

06/04/2021  Última atualização 07H04
Trata-se das cooperativas "Mulher Batalhadora” e "Jovens Nova Longa Esperança”, cada uma apoiada com tractor e respectivas alfaias, carrinha para transportação de carga, dezenas de caixas para acomodar a produção, sacos de adubos, enxadas e catanas.

O ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, procedeu à entrega dos meios e os imputes agrícolas às cooperativas, tendo sublinhado o compromisso do país com os sectores agrícola e pesqueiro, uma vez serem estratégicos, fundamentais e prioritários.
"Por isso, o Executivo aposta num novo processo de promoção e incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar”, disse.

António Francisco de Assis saudou a persistência das cooperativas "Mulher Batalhadora” e "Jovens Nova Longa Esperança”, considerando-as um exemplo  de sucesso no sector da agricultura no Cuanza-Sul.
Considera importante que exemplos como daquelas associações sirvam para ajudar as outras cooperativas de camponeses, partilhando conhecimentos e experiências, para um aprendizado comum e, deste modo, conseguirem resultados positivos.

Reiterou que com o financiamento concedido, através do FADA, têm todos instrumentos e meios para desenvolver melhor a actividade agrícola em relação às práticas de produção do passado, que ressentiam da falta de meios.

Nesse sentido, alertou os membros das cooperativas para uma maior responsabilidade e empenho com o trabalho assumido, porquanto o financiamento recebido, reforçou, são recursos do Estado e, por isso, é importante não se defraudarem os objectivos propostos, sem ainda perderem de vista o cuidado dos meios para uma maior durabilidade.

O ministro da Agricultura e Pescas augurou que os beneficiários tenham capacidade para responder de forma positiva a mais este desafio, aconselhando a juventude local e de todo o país a juntarem-se àqueles bons exemplos.


Linha de crédito
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Rural (FADA), Carlos Fernandes, o acto resulta da abertura de uma linha de crédito agrícola, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pescas, avaliada em 130 milhões de kwanzas.

O responsável avançou que o financiamento é reembolsável a longo e médio prazo, com uma taxa de pagamento de 3 por cento. A ideia do sector da Agricultura é potenciar as cooperativas para aumentarem os níveis de produção, promover a criação da empregabilidade, aumentar a renda familiar, contribuir para a melhoria das economias locais e ajudar as cooperativas  a saírem da economia informal para a formal.

Já os membros das cooperativas beneficiadas agradeceram ao governo da província e ao gabinete provincial da Agricultura e Pescas, pelo resultado, até certo ponto inesperado, face ao tempo de espera.

"Estamos gratos e bastante satisfeitos com esta surpresa e garantimos o redobrar do trabalho no campo, para aumentarmos os níveis de produção, apoiar os outros camponeses e agricultores dos bairros adjacentes, para juntos lutarmos na redução da fome e da pobreza no seio da população do Ebo, do Cuanza-Sul e do país em geral, para além de  contribuirmos para a diversificação da economia, aumento da renda familiar dos associados e da economia local”, manifestaram em mensagem.

O acto de entrega dos meios foi testemunhado pelo governador provincial do Cuanza-Sul, Job Pedro Castelo Capapinha, membros do Governo Provincial, directores nacionais das várias áreas do Ministério da Agricultura e Pescas, autoridades tradicionais, membros das cooperativas beneficiárias e convidados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia