Política

Cooperação cultural fortalece Estados-membros da CPLP

A implementação de um plano de orientação pedagógica para o acompanhamento dos programas nas disciplinas de História e Literatura, nos currículos de ensino, torna-se a via mais prática para o fortalecimento cultural entre os povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), defendeu, sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores.

27/05/2023  Última atualização 10H50
© Fotografia por: DR | Arquivo

Ao intervir na II Reunião Extraordinária dos Ministros da Cultura da CPLP, que decorreu numa unidade hoteleira da capital angolana, Domingos Vieira Lopes disse que a partilha de conhecimento sobre as distintas identidades culturais reforça a cooperação e amizade entre os Estados-membros e torna os laços históricos mais coesos.

De acordo com o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, a consolidação de um plano de acção pedagógica nas disciplinas de História e Literatura, nos subsistemas de ensino da CPLP, vai proporcionar um conhecimento profundo das identidades culturais.

Domingos Vieira Lopes referiu que a cultura constitui um dos principais elementos de identidade dos povos, por isso deve merecer a atenção dos Governos.

Os Estados-membros da CPLP, frisou  Domingos Vieira Lopes, devem procurar, cada vez mais, impulsionar a criação de projectos culturais, edificando espaços de produção para as indústrias culturais, a partir da criatividade audiovisual.

Compromissos assumidos

O director de Acção Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Ima-Panzo, defendeu a necessidade de se aprofundar, cada vez mais, a cooperação cultural entre os Estados-membros da CPLP, concretizando os objectivos comuns, alinhados no Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas.

De acordo com o director de Acção Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, a Cultura, no plano da cooperação da comunidade, abarca várias dimensões, nomeadamente, a da produção identitária enquanto instrumento de renegociação, reflectido nas orientações gerais do plano estratégico.

Os ministros da Cultura dos Estados-membros, frisou João Ima-Panzo, assumiram, em 2022, em Luanda, o compromisso de concretização de um conjunto de acções orientadas, fundamentalmente, para a criação de espaços para a produção de inter-conhecimento, através da partilha de experiência e de boas práticas.

Constam ainda nas acções assumidas pelos ministros da Cultura a criação de espaços para a promoção da interajuda para a produção de capacitação técnica e institucional que actuam no sector, com vista à divulgação da diversidade das expressões culturais.

O programa CPLP audiovisual, referiu o director Executivo, vai permitir que muitos objectivos estratégicos da comunidade sejam concretizados, nomeadamente o da cooperação no domínio cultural, que retrata a realidade contemporânea dos Estados-Membros.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política