A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, esta segunda-feira, em audiência o presidente da INTERPOL, Ahmed Naser Al-Raisi.
A loja de registos da Chicala-Choloanga, na província do Huambo, foi inaugurada, esta segunda-feira, pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, no âmbito da jornada de trabalho de dois dias à região.
A implementação de um plano de orientação pedagógica para o acompanhamento dos programas nas disciplinas de História e Literatura, nos currículos de ensino, torna-se a via mais prática para o fortalecimento cultural entre os povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), defendeu, sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores.
Ao intervir na II Reunião Extraordinária dos Ministros da Cultura da CPLP, que decorreu numa unidade hoteleira da capital angolana, Domingos Vieira Lopes disse que a partilha de conhecimento sobre as distintas identidades culturais reforça a cooperação e amizade entre os Estados-membros e torna os laços históricos mais coesos.
De acordo com o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, a consolidação de um plano de acção pedagógica nas disciplinas de História e Literatura, nos subsistemas de ensino da CPLP, vai proporcionar um conhecimento profundo das identidades culturais.
Domingos Vieira Lopes referiu que a cultura constitui um dos principais elementos de identidade dos povos, por isso deve merecer a atenção dos Governos.
Os Estados-membros da CPLP, frisou Domingos Vieira Lopes, devem procurar, cada vez mais, impulsionar a criação de projectos culturais, edificando espaços de produção para as indústrias culturais, a partir da criatividade audiovisual.
Compromissos assumidos
O director de Acção Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Ima-Panzo, defendeu a necessidade de se aprofundar, cada vez mais, a cooperação cultural entre os Estados-membros da CPLP, concretizando os objectivos comuns, alinhados no Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas.
De acordo com o director de Acção Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, a Cultura, no plano da cooperação da comunidade, abarca várias dimensões, nomeadamente, a da produção identitária enquanto instrumento de renegociação, reflectido nas orientações gerais do plano estratégico.
Os ministros da Cultura dos Estados-membros, frisou João Ima-Panzo, assumiram, em 2022, em Luanda, o compromisso de concretização de um conjunto de acções orientadas, fundamentalmente, para a criação de espaços para a produção de inter-conhecimento, através da partilha de experiência e de boas práticas.
Constam
ainda nas acções assumidas pelos ministros da Cultura a criação de espaços para
a promoção da interajuda para a produção de capacitação técnica e institucional
que actuam no sector, com vista à divulgação da diversidade das expressões
culturais.
O programa CPLP audiovisual, referiu o director Executivo, vai permitir que
muitos objectivos estratégicos da comunidade sejam concretizados, nomeadamente
o da cooperação no domínio cultural, que retrata a realidade contemporânea dos
Estados-Membros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs obras de reabilitação do troço Catete-Maria Teresa foram consignadas, esta segunda-feira, numa cerimónia testemunhada pelo governador da Província de Luanda, Manuel Homem, e pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.