Política

Cooperação com a Noruega avaliada em mais de três biliões de dólares

O embaixador da Noruega em Angola, Kikkan Marshall Haugen, que terminou a missão no país, apresentou, ontem, cumprimentos de despedida ao Chefe de Estado, João Lourenço, na Cidade Alta. O diploma descreveu as relações de amizade e cooperação entre os dois países como satisfatórias, tendo sublinhado que movimentam mais de três bilhões de dólares.

05/08/2022  Última atualização 08H30
Diplomata Kikkan Haugen está satisfeito com os laços de amizade © Fotografia por: kindala Manuel | Edições Novembro

Kikkan Marshall Haugen referiu, a saída do encontro, que os quatro anos de missão em Angola permitiram, entre outras coisas, fortalecer a cooperação. "As relações entre a Noruega e Angola são fortes, particularmente no sector Económico", salientou, acrescentando que o país é, neste momento, um dos mais importantes parceiros em África.

Acrescentou que a cooperação económica está avaliada entre 2 a 4 bilhões de dólares. "A nossa empresa ligada à energia é responsável por cerca de 10 por cento da produção de petróleo em Angola", frisou. O diplomata, que não avançou o próximo desafio a enfrentar, informou um possível aumento, nos próximos anos, do investimento norueguês em vários sectores como o da energia renovável e da economia.

O embaixador Kikkan Marshall Haugen sublinhou que a Noruega apoia Angola, também, no capítulo dos direitos humanos, sociedade civil, pesquisa científica, na criação de emprego para a juventude, entre outras áreas. As relações, disse, entre os dois países pautam-se pelo respeito mútuo e pelo diálogo político.

Para a Noruega e outras democracias, como Angola, destacou o embaixador, o respeito pela integridade territorial é muito importante. Assim, referiu, que Angola e a Noruega vão fortalecer os laço, quando o Presidente da República, na eventualidade de vencer as Eleições Gerais, visitar o país, em Novembro deste ano.

"Vai ser uma oportunidade para aumentar e fortalecer as relações entre os dois países", disse. Além de Angola, Kikkan Marshall Haugen desempenhou a missão de embaixador não residente para a RDC, República do Congo, Guiné Equatorial e São-Tomé e Príncipe.

O Reino da Noruega é um país nórdico, situado na Europa do Norte, onde ocupa a parte ocidental da Península Escandinava e a ilha de Jan Mayen e o arquipélago árctico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política