Cultura

Contribuição da música reggae esteve em debate

Analtino Santos

Jornalista

O debate sobre a “Contribuição da Música Reggae Para a União dos Povos” levou o radialista Miguel Neto, o dirigente desportivo Toni Sofrimento, Ras Sassa e Diokumutu ao programa Ngola Roots Nation, emitido domingo, na Rádio Escola, numa edição especial alusiva aos 18 anos da Associação dos Amigos do Reggae de Angola (NARA).

27/09/2022  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR

Durante a sua intervenção no programa, o radialista Miguel Neto reforçou que toda a música tem origem em África, porque o continente é o berço da humanidade. Como exemplo, partilhou o tema "Reggae Fado África”, onde Janelo do Kussondulola reencontra Betinho Feijó que transporta sons angolanos ao ritmo jamaicano.

Assumindo-se como um verdadeiro homem de cultura, Miguel Neto  revelou a sua admiração pela obra de Bob Marley e apelou a uma maior qualidade nas obras dos artistas angolanos de reggae. Falou, igualmente, da importância da documentação de figuras históricas, desafiando os rastas a escreverem sobre Jah Issac, fundador e precursor do Movimento Rasta.

Toni Sofrimento foi didáctico nas abordagens com recurso à história, pois como realçou "este ritmo tal como outros afro-americanos são uma emanação das manifestações dos escravos africanos que chegaram na Jamaica e Cuba que ao longo da travessia levaram cânticos e ritmos africanos”.

Avançou que posteriormente eles regressaram para África e nunca deixaram de fora as mensagens para a terra da ancestralidade. Deu testemunho dos primórdios da divulgação do reggae na comunicação social e curiosidades como a presença de Jimmy Cliff em Angola. 

No programa conduzido por Lourdes Tomé e  Custódio Humba, os anfitriões Ras Sassa e Diokumutu fizeram um rescaldo dos 18 anos de existência da NARA, fundada no dia 17 de Agosto de 2004,inicialmente como Núcleo dos Amigos de Reggae de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura