Economia

Contrabando de combustíveis preocupa autoridades locais

Kapalo Manuel | Luena

O índice de contrabando de combustíveis, que acontece diariamente ao longo das fronteiras nas províncias do Moxico, Lundas-Norte e Sul, preocupa as autoridades da Região Tributária Leste.

03/06/2023  Última atualização 10H55
© Fotografia por: Edições Novembro

Para contrapor esta situação, que se torna cada vez mais insustentável,  o Comité  Regional de Gestão e Coordenação de Fronteiras realizou, recentemente, na sede do município do Luau, província do Moxico, um encontro extraordinário, para analisar a legislação aplicável aos  derivados de petróleo.

O coordenador da Unidade Técnica do Comité de Gestão e Coordenação de Fronteiras da Região Tributária Leste, João Paulo, disse que o encontro é a sequência de várias actividades que este órgão tem levado a cabo para contrapor os crimes de falsificação de documentos e controlo do comércio a nível das fronteiras.

De acordo com o comandante da Polícia de Guarda Fronteira no Moxico,  subcomissário Manuel Rui, os crimes de contrabando de combustível e violação de fronteiras têm aumentado nos últimos dias, com maior incidência na fronteira com a RDC.

Segundo o sub-comissário, em média são apreendidos 800 a 400 mil litros, situação que levou a Procuradoria-Geral da República a instaurar, só este ano, sete processos-crime.

Participaram no encontro os directores nacionais da AGT e de Distribuição, Comercialização e Controlo da Sonangol e representantes das províncias do Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia