Cultura

Contos do quotidiano vistos em “Folks Tales” no Centro Cultural Português

Os contos populares angolanos ganharam vida, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, com a inauguração da mostra “Folks Tales” , de Evan Cláver, que usou as letras de Paulo Flores para criar a maior parte dos quadros, patentes ao público até o dia 25.

04/02/2021  Última atualização 21H50
Evan Cláver explora traços do folclore em novo trabalho © Fotografia por: Edições Novembro
A mostra, inaugurada quarta-feira, tem 25 quadros, dos quais 21 foram criados com base nas composições de Paulo Flores, transformadas em poemas. Para o artista, a exposição é uma forma de deixar um legado às gerações vindouras sobre alguns dos contos populares da época. 

"É uma alusão ao folclore angolano, principalmente o da cidade, criado pela própria dinâmica das urbes, os aspectos culturais e a população”.  Na exposição, adiantou, exploro a arte visual em modo urbano expressivo, com o uso também de graffiti, para fazer algumas das sombras. "Alguns quadros trazem sátiras do quotidiano, outros um pouco de detalhes da memória colectiva”, destacou.  
 Para o escritor Ondjaki, que foi um dos convidados, o artista procurou trazer nas imagens partes de uma inquietude colectiva, tratada no país de modo consistente.  

O acto, realizado de forma restrita, devido a pandemia, contou com a presença do embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, o director do Camões, Telmo Gonçalves, e o director de Marketing do BFA, Nelson Correia, em representação do patrocinador institucional da exposição, e de vários jornalistas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura