O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
A consultora Oxford Economics Africa prevê, num relatório consagrado à evolução das economias africanas, um crescimento de 2,9 por cento em Angola, durante o ano em curso, mais 0,2 pontos percentuais que a projecção do Governo, de 2,7 por cento.
O documento, enviado pela empresa de consultoria aos investidores, inclui Angola entre os exportadores de matérias-primas para os quais que podem deparar-se com um impacto negativo do ambiente internacional mais desfavorável sobre o crescimento, uma lista em que também figuram a Zâmbia, Nigéria e Rwanda.
Exportadores de produtos acabados, como a África do Sul, também podem debater-se com os efeitos da adversidade do ambiente económico desfavorável.
O relatório prevê que o abrandamento da economia global ao longo deste ano e em 2023 vai fazer com que a expansão económica em África baixe de 3,1 por cento, este ano, para 2,9 em 2023.
"Nós esperamos um crescimento de 3,1 por cento, em 2022, e um abrandamento para 2,9, em 2023”, disse o economista-chefe para África, Jacques Nel, à Lusa, no seguimento do relatório sobre o crescimento das economias africanas no próximo ano, no qual antecipa que os Estados Unidos e a Zona Euro vão mesmo ter uma recessão, abrandando o crescimento mundial para 2,9 por cento, em 2022, e 1,3, em 2023.
No relatório, os analistas declaram que o crescimento africano será praticamente igual ao deste ano, mas salientam que "a composição desse crescimento vai mudar consideravelmente”.
Por outro lado, apontam, "a despesa dos consumidores vai apoiar menos o crescimento do que tem acontecido nos últimos anos, e deverá ser um factor negativo para o crescimento da Nigéria, Egipto e África do sul”, acrescenta-se na análise ao crescimento económico do continente em 2023.
O próximo ano, alertam, "será duro para as famílias, que ainda estão a recuperar de dois anos de inflação elevada e uma política monetária mais apertada”.
Neste contexto, continuam, "os Governos vão ser obrigados a chegar-se à frente, mas a falta de margem orçamental para isso significa que os apoios vão ter um considerável risco, principalmente em países como a Nigéria, Quénia e Egipto”, mas também na Zâmbia, que está a reestruturar a dívida, e no Ghana, que a Oxford Economics Africa diz ir seguir o mesmo caminho.
Para os outros países lusófonos analisados, a consultora de 3,4 por em Moçambique e Cabo Verde, numa lista onde a Líbia, com 17 por cento, é o país com maior crescimento, seguido, de longe, pelo Senegal (7,0) e Rwanda, com 6,4.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).