Regiões

Consultas médicas gratuitas beneficiam milhares de pessoas

Victor Mayala | Soyo

Jornalista

Uma campanha de consultas médicas gratuitas decorreu, na semana passada, nos bairros periféricos da cidade do Soyo, província do Zaire, numa iniciativa da Direcção local da Saúde.

24/01/2021  Última atualização 19H14
A sensibilização da população sobre os benefícios da campanha deu lugar à adesão massiva aos postos móveis de consultas © Fotografia por: Adolfo Dumbo| Edições Novembro
O supervisor municipal da Saúde do Soyo, Sebastião António, disse ao Jornal de Angola que, diariamente foram atendidas, em média, 500 pessoas nas áreas de Medicina Geral e Pediatria, e vacinadas centenas de crianças. "Conseguimos intensificar a assistência médica e medicamentosa aos habitantes da periferia da cidade do Soyo”, afirmou, acrescentado que a campanha inclui a distribuição de mosquiteiros impregnados com insecticida às gestantes e crianças.

Sebastião António revelou que a malária e a hipertensão arterial foram as principais patologias detectadas entre os habitantes que beneficiaram de assistência médica gratuita. "Contamos com uma equipa multidisciplinar, que em colaboração com as autoridades tradicionais, trabalhou para o êxito deste programa.

Os cidadãos consultados que tiveram diagnóstico positivo receberam, igualmente, medicamentos gratuitos”, informou .
Durante as consultas, os cidadãos que apresentaram um quadro que exigiam um diagnóstico mais profundo foram imediatamente encaminhados para o Hospital Municipal. "A adesão em massa da população aos postos criados para o efeito de-veu-se ao grande trabalho de sensibilização que os sobas realizaram”, disse Sebastião António.

O supervisor da Saúde no Soyo recordou que consultas do género foram realizadas no ano passado nas comunas do Quêlo, Sumba e Pedra de Feitiço, onde houve, igualmente, adesão massiva da população.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões