Sociedade

Consultas grátis abrangem dez mil moradores do Bairro Dangereux

Pedro Bica| Jornalista

Um total de dez mil pessoas beneficiou de consultas gratuitas, no Bairro Dangereux, município de Talatona, no quadro da campanha “Saúde Porta a Porta”, realizada na Sexta-feira naquela parcela de Luanda.

20/03/2023  Última atualização 07H11
Saúde próxima dos utentes © Fotografia por: Edições Novembro

O director do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, Manuel Varela, avançou que a campanha, que envolveu cerca de 450 profissionais, visou abranger, sobretudo, cidadãos das zonas consideradas mais críticas.

Durante a campanha, disse que foram atendidas, principalmente, mulheres, crianças e idosos, pertencentes a nove localidades pré-selecionadas para a intervenção sanitária. Manuel Varela indicou que os nove pontos foram seleccionados para as consultas domiciliares, vacinação integrada, inclusive a Covid-19, aconselhamento sobre VIH-Sida, fumigação intra-domiciliar e extra-domiciliar.

Essa foi a quinta edição da campanha "Saúde Porta a Porta”, que visa controlar e combater a malária, doenças respiratórias agudas, dermatológicas e diarreicas, consideradas as principais patologias nas comunidades.

Antes do Dangereux (mu-nicípio de Talatona), a campanha, lançada em Fevereiro deste ano, já foi realizada em Viana, Cacuaco, Luanda e Ki-amba Kiaxi. Na Sexta-feira, a actividade decorre no município do Cazenga.

O administrador municipal de Talatona, Rui Duarte, considerou louvável a iniciativa do Gabinete Provincial da Saúde, por facilitar os munícipes no acesso às vacinas e, sobretudo, as crianças com imunização em atraso. O responsável municipal apelou para que as famílias continuem a reforçar os cuidados com a saúde, desde a alimentação à ida regular às consultas.

      

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade