Política

Cônsul da Zâmbia na zona Leste identifica as áreas de cooperação

Adão Diogo | Saurimo

O cônsul-geral da Zâmbia para a zona Leste (Cuando Cubango, Lunda-Sul e Moxico) manifestou, recentemente, em Saurimo, no final da visita de cortesia ao governador Daniel Neto, vontade de incentivar os empresários do seu país a investir no sector Mineiro da província.

29/05/2024  Última atualização 09H20
Diplomata zambiano (2º à esquerda) esteve com o governador © Fotografia por: Edições Novembro

Boniface Mussumali revelou que, além da mineração, as oportunidades de negócios que vai apresentar à Câmara de Comércio da Zâmbia abarcam, igualmente, os sectores Agropecuário, do Comércio e Turismo.

O diplomata referiu, por outro lado, que o contacto mantido com as autoridades locais demonstram as potencialidades existentes e facilitam a escolha preliminar das áreas de cooperação.

Boniface Mussumali perspectiva uma cooperação em que tarifas de impostos "promovam o bem-estar para as populações dos dois países, especialmente da província da Lunda-Sul, e da sua homóloga, a Noroeste da Zâmbia”.

Questionado sobre a provável abertura de uma representação consular da Zâmbia em Saurimo, Boniface Mussumali disse ser possível, mas "não por enquanto", argumentando existirem "outras prioridades”, admitindo que a extensão do Corredor do Lobito para a região Centro-Leste pode impulsionar a abertura de uma representação do consulado zambiano.

Angola e a Zâmbia rubricaram, em Janeiro do ano passado, por ocasião da visita a Angola do Presidente Hakainde Hichilema, vários instrumentos jurídicos, nomeadamente, o memorando de entendimento para a construção das estradas de ligações fronteiriça entre Angola e Zâmbia, via Jimbe- Mwinulunga e via Mapelenga (Malundo) - Sikongo, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política