Sociedade

Construção do Pólo Universitário começa em breve no Saurimo

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

A construção do Pólo Universitário da província da Lunda-Sul vai arrancar, em breve, anunciou, quarta-feira, na cidade de Saurimo, o governador Daniel Félix Neto, durante um encontro com membros da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Politécnico Lueji A´Nkonde.

13/05/2022  Última atualização 11H55
Lunda-Sul vai contar com empreendimento que vai dar novo impulso ao ensino superior © Fotografia por: DR

O governador provincial da Lunda-Sul,  sem avançar uma data precisa para o início dos trabalhos, referiu que esforços estão a ser envidados para que pequenos pormenores sejam ultrapassados, no sentido de as obras arrancarem o mais rápido possível.

Durante o encontro, decorrido no salão nobre do governo, Daniel Félix Neto anunciou uma série de outras acções que visam melhorar o sector do Ensino, ao destacar que o Executivo e as autoridades locais gizaram políticas concretas e exequíveis, para garantir um processo académico mais eficaz e eficiente.

Neste âmbito, citou o programa de bolsas de estudo, que decorrem nos termos de um memorando de cooperação entre o governo local e a Sociedade Mineira de Catoca (SMC), que assegura que 100 estudantes beneficiem dessa oportunidade.

Tendo em conta a solicitação dos estudantes para que as bolsas sejam aumentadas de 100 para 300, o governante tomou boa nota e assegurou novas negociações com a empresa patrocinadora, com vista a materializar essa pretensão.

Por sua vez, ao abordar questões relacionadas com o projecto "Catoca Extraordinário”, vocacionado ao apoio financeiro de estudantes universitários desfavorecidos da região Leste (Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico), o presidente da Associação dos Estudantes Universitários, Graça Mundambo, pediu, além do aumento do número de vagas às bolsas, apelou para o reajuste do subsídio de 36 mil para 50 mil kwanzas mensais.  

Os estudantes aproveitaram a ocasião para apresentar ao governador um projecto social, designado "Eu sou Lueji”, que visa, entre outros, a realização de uma "Expo Académico”, no sentido de ajudar a resgatar os hábitos de leitura e os valores morais, cívicos e culturais na sociedade. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade