Regiões

Construção de aterros sanitários está entre as principais prioridades

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

A construção de aterros sanitários na aldeia de Subantando e nos municípios de Cacongo, Buco-Zau e Belize, em Cabinda, está entre as principais prioridades do Governo Provincial de Cabinda, para os próximos meses, anunciou, ontem, o secretário do Ambiente e Gestão de Resíduos Sólidos da província.

30/01/2023  Última atualização 09H22
Objectivo é melhorar o processo de recolha de resíduos sólidos © Fotografia por: DR
Juliano Capita adiantou à imprensa, na abertura das jornadas do Dia Nacional do Ambiente, a assinalar-se amanhã, que o projecto, cujos valores estão já autorizados e indexados ao Orçamento Geral do Estado deste ano, surgiu como resposta para melhorar o processo de recolha e tratamento de resíduos sólidos na província.

O secretário do Ambiente disse que nos últimos meses a recolha de resíduos na província tem sido feita de forma ineficiente. 

Informou que o aterro sanitário que será construído no município sede (Cabinda) mais concretamente na localidade de Subantando, leste da cidade, poderá evoluir posteriormente para um Centro de Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos, "uma estrutura dotada de condições mais apropriadas para acondicionar também lixo reciclado que pode ser comercializável”.   

"Quando as infra-estruturas estiverem concluídas, adoptaremos novas metodologias sobre o reaproveitamento do lixo e fazer com que os resíduos sejam obtidos, tratados e reaproveitados como matéria-prima para dar lugar a novos produtos no mercado no instituto de se promover a economia circular”, reiterou.

Para o secretário provincial do Ambiente, o processo de reciclagem de resíduos sólidos a que o Governo da província se propõe implementar num horizonte temporal de curta duração, vai permitir estancar a proliferação do lixo e combater a degradação ambiental que ameaça a saúde pública.

Quando se chegar a essa fase, disse, a população vai perceber que o lixo, quando bem reaproveitado, pode servir de fonte de renda e inclusive criar uma espécie de segmento industrial ou comercial para obter rendimentos.

Juliano Capita informou  que o Governo Provincial de Cabinda está a trabalhar no sentido de implementar tais projectos que, depois de concluídos, "irão melhorar muito a qualidade dos serviços prestados no âmbito do saneamento básico.

O vice-governador para Área Técnica e Infra-Estruturas, Agostinho da Rocha, lembrou que o Governo da Província vai continuar a empreender esforços necessários para materializar projectos que melhorem o saneamento básico, visando a melhoria da saúde pública.

O governante entende que, a par dos projectos que são desenvolvidos pelo Governo, devem surgir também outras iniciativas de particulares para promover ainda mais a chamada "economia circular para permitir a reintrodução no mercado de produtos reciclados no interesse de gerar renda para muitas famílias”.

Exortou à sociedade para a mudança de atitudes perante o ambiente, numa altura em que, reforçou, os problemas ambientais dominam o topo da agenda das nações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões