Regiões

Construção da ponte sobre o rio Chasse em Benguela vai arrancar em breve

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Uma ponte sobre o rio Chasse começa a ser construída, dentro de dias, para facilitar a ligação entre os municípios de Chongorói, província de Benguela, e Caluquembe (Huíla).

27/01/2023  Última atualização 10H55
Construção da ponte sobre o rio Chasse em Benguela vai arrancar em breve © Fotografia por: Edições Novembro

A ponte vai ser construída na localidade de Camuine, 76 quilómetros a sul da cidade de Benguela, tendo sido o local, potencialmente agrícola, visitado pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes.  

O administrador municipal de Chongorói, Ernesto Pinto, destacou a importância da construção da ponte definitiva naquela localidade, acrescentando que vai dinamizar as trocas comerciais e facilitar a circulação de pessoas e bens.  

O director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) do Governo Provincial de Benguela, Miguel Luzolo, informou que a construção da ponte resulta das preocupações apresentadas pela população ao governador Luís Nunes.  

Informou que o fornecimento de energia eléctrica na sede comunal de Camuine vai aumentar, com a entrega, nos próximos dias, de um novo gerador.

"A conclusão, dentro de dias, de uma das escolas cujas obras estavam paralisadas é outro ganho para a região”, disse Miguel Luzolo, que deu a conhecer que as autoridades vão, igualmente, dar prioridade à ligação da comuna da Bulongueira com o Camucuio e Caluquembe.

Na Bulongueira, indicou, vão ser executadas, também, várias acções de impacto social, ligadas, fundamentalmente, aos sectores da Saúde e da Educação. 

Acrescentou que, ainda, na comuna do Camuine, vai se reabilitar e ampliar o posto médico, visto que o actual já não consegue responder à procura.  

Deu a comhecer que, durante a visita do governador, a população solicitou mais apoio para aumentar as áreas de produção e diversificar a dieta alimentar.  "É prioridade apoiar a agricultura familiar”, garantiu o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Governo Provincial de Benguela.  

O soba grande de Camuine, José Cacueia, disse que com a colocação da ponte vai aumentar a segurança na circulação de pessoas, particularmente, de alunos, sobretudo na época chuvosa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões