O Governo de Angola desmentiu, sexta-feira, de forma veemente, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a informação avançada, neste dia, pela estação televisiva CNN-Portugal, segundo a qual teria enviado mercenários angolanos para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia.
O embaixador de Angola na República Popular da China, Salvador Neto, inteirou-se do programa de trabalho do núcleo do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) para o ano 2023, durante uma audiência concedida aos membros da organização juvenil, nas instalações da representação diplomática do país no território chinês.
Pelo menos uma das 11 ravinas em estado emergencial para o estancamento na província da Lunda-Sul começa a ser intervencionada nos próximos dias, assegurou, domingo, o ministro da Construção, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, que, junto do governador Daniel Neto, testemunhou o auto de consignação das obras.
Os prazos contratuais apontam para 19 meses e o valor da obra está acima de um bilhão e meio de kwanzas. O ministro avançou que, apesar de se falar apenas da ravina do Nhama, esta acção marca a abertura de trabalhos de estancamento de quatro outras, nesta primeira fase, nomeadamente, nos bairros Candembe, Camahundu e Luavur, de um processo que abrange 11 em estado emergencial no município sede.
Trabalhos do género, de acordo com o ministro, serão igualmente feitos no interior dos municípios de Cacolo, Dala e Muconda, segundo o processo de um programa aprovado pelo Presidente da República, para intervencionar um total de 742 ravinas ao nível do país, 54 das quais na província da Lunda-Sul.
Este acto, acrescentou, visa "resolver, de uma vez por todas, o grave problema que coloca em perigo imponentes infra-estruturas público-privadas e a vida de quem aqui reside”. Para a concretização destas empreitadas na província, o governante avançou que estão disponibilizados pelo Ministério das Finanças um valor na ordem dos 15 mil milhões de kwanzas.
Sobre o estado da Estrada Nacional EN 230, que liga Saurimo/Malanje, o ministro, depois de percorrer a região por terra, manifestou um alívio, fruto dos trabalhos em curso. Alguma preocupação do governante em relação às obras prende-se com o troço crítico do rio Lui a Xamuteba, na Lunda-Norte: "Mas já se consegue ter uma circulação em condições razoáveis na via. Até Julho deste ano, prazos contratuais, prevê-se o fim da empreitada”.
Na 180, estrada que liga Saurimo ao município do Dala, os trabalhos continuam no curso normal, apesar dos constrangimentos causados pelas recorrentes chuvas. Para esta obra, o ministro não deu garantias sobre a data do término da empreitada.
O governador da província Daniel Neto, ao tomar a palavra para tranquilizar os moradores daquele bairro que viram grande número de famílias abandonarem a zona pelo nível de insegurança, principalmente quando chove, disse que a obra proporciona oportunidades de trabalho aos jovens da zona afectada.
Além do processo de estancamento da ravina do Nhama, frisou que, em breve, vai iniciar no bairro o projecto de intervenção de 10 quilómetros de ruas de acesso para garantir maior dignidade à zona, onde estão instalados importantes serviços sociais da província.
O documento do auto de consignação da empreitada foi assinado pelos representantes do Executivo, Carlos da Rocha, e da empresa Sete Cunhas, António Cunhas.
Para o coordenador do bairro Nhama, Adão Simão, é um alívio e satisfação para os mais de quatro mil moradores, antes inseguros pela velocidade progressiva da ravina, que coloca em causa a destruição de vários serviços sociais, principalmente, de energia e da escola.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Agenda Política 2023 do MPLA dedica uma atenção especial às comunidades angolanas residentes no exterior do país, de modo a fortalecer o sentimento de angolanidade, patriotismo e amor à pátria, afirmou, no Lubango, a secretária do Bureau Político para a Política de Quadros, Ângela Bragança.
O Ministério das Relações Exteriores rejeitou, esta sexta-feira, uma notícia divulgada pela CNN-Portugal, segundo a qual Angola procedeu ao envio de mercenários angolanos para combater na guerra que opõe a Rússia e a Ucrânia, uma acção supostamente acordada durante a visita a Luanda do ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergei Lavrov.
Angola e a Namíbia assinaram um memorando de Entendimento, esta sexta-feira, em Windhoek, com o objectivo de estabelecer a cooperação em matéria de investigação de acidentes e incidentes graves com aeronaves civis que ocorrerem em ambos os territórios, em conformidade com o artigo 26.º da Convenção de Chicago.
A embaixada de Angola na Rússia celebrou, na última quinta-feira, em Moscovo, o Dia da Libertação da África Austral, assinalado a 23 de Março, soube hoje o JA Online através de uma nota enviada.
O desabamento na madrugada deste sábado de um edifício de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, não causou, até ao momento, nenhuma morte ou feridos, segundo o mais recente balanço das autoridades.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, assegurou, este sábado, que vai se pronunciar a qualquer instante sobre o desabamento do prédio 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, na capital do país.
Os testes psicotécnicos Online para o acesso ao Concurso Público na Administração Geral Tributária (AGT), antes agendado para este sábado, 25, foram adiados por "razões de natureza técnica e operacional", informou a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
Mais de 150 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros trabalham, neste momento, para encontrar eventuais vítimas nos escombros do edifício 41 que desabou na madrugada deste sábado, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Um futebolista que joga em França, nascido em Cacuaco, fora de Luanda, decide jogar pela República Democrática do Congo (RDC), porque o seu pai é congolês. Esta atitude suscita intensas críticas por parte de Angola; muitos sentem que o jogador em questão traiu a sua pátria por jogar para outra nação. Os ataques de jingoísmo e de manifestações de patriotismo são impressionantes!