Sociedade

Consequências da “jarda” debatida em encontro

Celeste de Melo

Jornalista

No quadro do projecto “Jornada de Saúde grátis na Comunidade”, que decorre desde 7 de Junho até 20 de Dezembro deste ano, em todo o país, o Núcleo “Meu Padrinho Meu Mentor” realizou, na semana finda, palestras em diversos municípios de Luanda, sobre “Causas e Consequências da Jarda”, com o objectivo de sensibilizar jovens e adolescentes a não imitar tal prática.

04/08/2024  Última atualização 08H32
Juventude está a ser sensibilizada sobre o perigos da prática © Fotografia por: DR

O coordenador nacional do projecto, Yuri Bongo, disse, ontem, em Luanda, que as palestras têm tido impacto positivo nas comunidades. As expectativas, frisou, tem sido alta, quanto à adesão do público a nível dos municípios seleccionados.

"No município de Viana, precisamente no Zango 3, tivemos a participação de 1.500 pessoas, enquanto no Cazenga, no Kima Kieza e no Bairro da Mabor foram 1.700. Os mesmos números altos foram registados no Bairro do Palanca, no Kilamba Kiaxi, onde participaram 500 pessoas e no das  Ingombotas 300. Em apenas 3 semanas atingimos um total de quatro mil participantes”, disse.

A meta, salientou, é alcançar mais pessoas, de modo a mitigar esse fenómeno que nos últimos dias tem causado diversos problemas à saúde e ceifado a vida de muitos jovens, de forma prematura.

Yuri Bongo aconselhou aos jovens e adolescentes a não se deixarem levar pela ilusão de querer obter o chamado "corpo perfeito”, sem olhar para os riscos e danos que este procedimento pode causar futuramente à saúde.

"O corpo merece cuidado e valor. Portanto, valorizem as vidas, pois mais vale gozar de boa saúde do que ter um corpo avantajado, porém doente. Os jovens devem escolher um estilo de vida que promova o bem-estar genuíno”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade