Desporto

Conselho Técnico da FAG escolhe os seleccionadores

Rosa Napoleão

Jornalista

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Ginástica divulgou ontem os treinadores que vão trabalhar com as selecções de ginástica rítmica e artística para os Campeonatos Africanos das especialidades, agendados para Maio, na África do Sul e Ilhas Maurícias.

19/03/2023  Última atualização 08H38
Angolanas vão competir em Maio nos campeonatos africanos © Fotografia por: DR

Trata-se de José (Moura), de nacionalidade portuguesa, indicado para orientar a ginástica artística nas Ilhas Maurícias; a brasileira Larissa Ribeiro e a búlgara Catarina Evanovia que trabalharão com a ginástica rítmica na África do Sul.

Numa primeira fase, os convocados das duas especialidades trabalham, via on-line, nos clubes de origem na montagem das séries com a ajuda dos respectivos treinadores.

Elsa Pitra, presidente da Federação, disse, em conversa com o Jornal de Angola, que o país tem déficit de treinadores para a artística que dominem bem os códigos FIG.

"Neste momento, não encontramos em Angola um treinador que domine bem o código FIG de nível I e II para levar a selecção de artística para o Africano. Por isso, pensamos no treinador português com este domínio. Na ginástica rítmica, escolhemos as treinadoras Larissa Ribeiro (brasileira) que será coadjuvada pela Catarina Evanova (búlgara)”, confirmou.

Elsa Pitra referiu que as provas africanas serão pontuais para uma vaga do Torneio de ginástica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

"Pensamos preparar bem as selecções para estas duas competições. O objectivo é somar pontos para os Jogos Olímpicos”, teceu.

As questões burocráticas estão a ocupar o momento, segundo a dirigente.

"Estamos a aguardar a confirmação do Ministério da Juventude e Desportos para ceder a autorização e poder entrar na competição. Esperamos que seja positiva”, frisou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto