As aulas nas Instituições do Ensino Superior públicas, paralisadas devido à greve interpolada, vão ser retomadas no princípio do próximo mês, confirmou, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Superior.
A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
O surgimento de vários casos que envolvem actos de vandalismo, nos espaços públicos e escolares, bem como outros comportamentos desviantes, está a preocupar os jovens associados ao Conselho Provincial da Juventude (CPJ) de Benguela que prometem trabalhar mais para inverter o quadro.
Para reforçar o combate contra essa prática, o CPJ de Benguela lançou, sábado, uma campanha de sensibilização, para prevenir e combater os actos de vandalização de bens públicos e de violência. A campanha vai servir ainda de incentivo à juventude para contribuir no processo de estabilidade das comunidades.
Lucas Katimba, líder associativo que presidiu ao acto, na presença de representantes de várias organizações cívicas, religiosas e políticas, disse que "o desafio é trabalhar no sentido de sensibilizar a juventude a olhar e a praticar, com mais rigor, a virtude da fraternidade, solidariedade e respeito pelos símbolos nacionais. A ideia é levar os jovens a serem os primeiros a denunciarem, junto das autoridades, os casos suspeitos de violência”.
Na ocasião, Lucas Katimba informou que o CPJ em Benguela tem acompanhado, com muita preocupação, o surgimento de vários casos que envolvem actos de vandalismo, violência nas famílias, nos espaços públicos e escolares, bem como outros comportamentos desviantes.
O CPJ, acrescentou o líder juvenil, enquanto entidade de carácter apartidário, com natureza jurídica própria, cujas competências são suficientes para fazer consultas às diversas franjas da sociedade, em concertação com o Executivo angolano, vai intensificar as acções, no sentido de mitigar os fenómenos sociais identificados.
O actual quadro de paz que se vive, disse, deve servir de oportunidades para que a juventude aposte na educação, diálogo, elevação do seu nível de conhecimento diversificado, de modo a desenvolver habilidades e ter uma consciência virada para um futuro brilhante.
O líder juvenil de Benguela adiantou que, para mudar esse quadro e alcançar os objectivos pretendidos, o CPJ, em parceria com o Gabinete Provincial da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, vai também envolver, nesse processo, as instituições de ensino primário, médio e universitário, públicas e privadas, de forma a transformar a comunidade académica, em verdadeira transmissora de valores éticos e morais, para o reforço da educação da cidadania.
As instituições religiosas, destacou, assim como as autoridades tradicionais, bem como, as diversas organizações da sociedade civil, são peças fundamentais nesse processo, "visto que, é um desafio inclusivo, com o qual se pretende direccionar os adolescentes e jovens para começarem a criar uma visão moderna, assente, principalmente, no cultivo do amor ao próximo, respeito pelo bem público e pelo primado da justiça”.
O acto contou com presença de 250 jovens de diversos extractos sociais, afectos às organizações da sociedade civil, sediadas na província de Benguela, que abraçaram o desafio traçado pelo CPJ, na província de Benguela.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.