Há vários anos, as comunidades que residem ao longo da via principal que liga a cidade de Caxito à histórica vila de Nambuangongo anseiam por uma estrada, devidamente asfaltada, e que, acreditamos, venha a ser uma espécie de exlíbris da localidade.
A visita a Washington do Presidente João Lourenço representa um dos estágios, no âmbito das relações bilaterais entre Angola e os EUA, porquanto o primeiro data do tempo em que Angola ainda era Província de Portugal com uma representação diplomática de nível Consular acreditada por Portugal que sempre tratou dos negócios associados com a exploração do crude.
O mês de Novembro está a ser caracterizado, um pouco por todo o mundo, pela campanha de consciencialização e prevenção do cancro da próstata, o mais frequente entre os homens e, curiosamente, com maior taxa de cura, segundo a comunidade médica.
Na verdade, essa fase da campanha que envolve o cancro da próstata sucede como complemento da iniciativa denominada "Outubro Rosa”, que tem que ver com os mesmos propósitos relacionados com o cancro da mama.
Atendendo à nossa realidade cultural e outros factores de natureza objectiva e subjectiva, a perspectiva de adesão às campanhas de sensibilização e exames, mesmo quando oferecidos , é sempre baixa. Há um défice elevado de informação sobre as duas doenças que ainda prevalece, independentemente do esforço das instituições do Estado e parceiros a fim de se reverter o actual quadro preocupante.
As doenças cancerígenas fazem parte, hoje, da realidade sanitária mundial, numa altura em que alguns estudos apontam para a perspectiva de crescimento dos casos por força de um conjunto de factores, nomeadamente a degradação das condições de vida, alterações climáticas, estilo de vida, entre outros.
Diz-se que em todo o mundo, nos próximos tempos, uma em cada três pessoas desenvolverá algum tipo de cancro, um rácio que, segundo alguns estudos, poderá evoluir para a metade.
Na verdade, quando olhamos para os números relacionados com a especialidade de Oncologia, em Angola, acabamos por ficar, de alguma maneira, surpreendidos com a avalanche de casos registados a cada ano que passa e, mais preocupante, grande parte deles em fase avançada da enfermidade.
Esperemos que haja maior consciencialização sobre as doenças oncológicas mais frequentes, nomeadamente a ligada à mama e à próstata, no sentido de que as pessoas sejam levadas a aderir aos procedimentos de rastreio e análise.
Precisamos de ultrapassar barreiras culturais, filosóficas e religiosas para aderirmos aos procedimentos normais que nos devem levar ao conhecimento sobre a doença e, na eventualidade de prevalência ou ocorrência, iniciar mais cedo a terapia. É importante saber que todas as doenças cancerígenas são, sempre, mais fáceis de tratar quando o diagnóstico é feito precocemente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA guerra de Israel contra Hamas faz-me lembrar de uma abrilhantada discussão que presenciei em 2000. Eu era grato, mas carrego comigo os traços da guerra. Nesta data Angola estava num conflito atroz, dois jovens militares haviam acendido uma discussão, em que um deles confessava com todas as letras que Israel era um povo santo e escolhido por Deus.
Para trás ficaram os seis primeiros meses, desde que o exército de profissionais dedicados do Jornal dos Desportos, resolveu renovar o compromisso na confiança depositada pelo leitor, por quem tudo fazem para, a cada edição, proporcionarem um produto com qualidade aceitável, dentro dos altos padrões de exigência do público, hoje com opções de sobra, nas largas alamedas da internet, onde a fruição de conteúdos informativos é confundida com o exercício do Jornalismo.
Com o início da troca de prisioneiros entre Israel e o grupo Hamas, aumentaram os esforços da comunidade internacional para se pôr termo à carnificina que o exército israelita leva a cabo em Gaza como retaliação pelo ataque de 7 de Outubro, realizado por aquela organização em território israelita.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.