Economia

Conheça o livro que ensina a controlar o destino profissional

No livro Outliers, Malcolm Gladwell analisa as oportunidades que Bill Gates e Steve Jobs tiveram para aprender ciência informática enquanto a indústria estava a aparecer. Esta vantagem ajudou-os a alcançar o sucesso.

06/12/2023  Última atualização 12H10
Ao longo de todo o livro, Gladwell discute a importância da comunidade e lembra-nos de que ninguém consegue fazer nada sozinho © Fotografia por: Arquivo
Qual é o estado actual da sua indústria? Será que está em reboliço, a encolher ou a crescer? A tendência tem sido para recorrer ao outsourcing, ao offshoring ou à consolidação?

Se a sua indústria estiver a passar por uma volatilidade extrema, quais são os problemas dessa indústria e como se pode posicionar para resolver problemas e reagir às questões da indústria, em vez de ser uma vítima?

Gladwell descreve como Joe Flom, parceiro da mega empresa de advogados Skadden, Arps Slate, Meagher and Flom conquistaram fama ao aceitarem casos de litígio e "lutas” que nenhuma das empresas mais conceituadas aceitava. Tornou-se perito nestas áreas antes de os regulamentos oficiais afrouxarem e quando estas capacidades tinham muita procura.

Tem as capacidades para competir no mercado actual ou precisa de se actualizar ou de aumentar capacidades? Será que os seus conhecimentos tecnológicos precisam de uma afinação ou será que precisam de um curso que o elevem a perito em alguma área? Será que a sua função profissional está a perder valor para a economia actual? Será que as suas qualidades se aplicam a outra indústria ou profissão ou será que deve pensar numa mudança de carreira? Gladwell fala dos The Beatles e da invasão britânica ao mercado musical americano que orquestraram em 1964.

Antes de chegarem aos E.U.A, os Beatles passaram vários anos juntos, a aperfeiçoar a banda e já tinham actuado juntos 1200 vezes, um número acima do que a maior parte das bandas consegue em toda a carreira! Já tinham um currículo impressionante.

E se lhe surgir uma oportunidade fantástica amanhã? Será que estaria pronto a lutar pelo cargo? Será que o seu currículo estaria "em forma”, complementado por histórias sobre o seu sucesso e valor? É possível que tenha tanta experiência como os Beatles em 1964? Tem o currículo para provar isso?

Ao longo de todo o livro, Gladwell discute a importância da comunidade e lembra-nos de que ninguém consegue fazer nada sozinho. Dá vários exemplos de pessoas com inteligência semelhante, cujas, vidas se revelam muito diferentes e atribui essas diferenças ao apoio que uns receberam da comunidade e outros não.

 A maior parte das pessoas encontra o trabalho seguinte através das pessoas que conhece. Mas, em muitos casos, conhecem essas pessoas suficientemente bem para serem os primeiros em quem pensar em caso de oportunidades que surjam, já que cultivaram relações significativas e autênticas ao longo dos anos.

PERGUNTAS FREQUENTES

Analise a sua função

Tem as capacidades para competir no mercado actual ou precisa de se actualizar ou de aumentar capacidades? Será que os seus conhecimentos tecnológicos precisam de uma afinação ou será que precisa de um curso que o eleve a perito em alguma área.

Limpe o seu currículo

O currículo é uma espécie de carta de apresentação e é precisamente ele que lhe vai abrir as portas para uma entrevista e, possivelmente, para um emprego. É assim que se encontram candidatos para trabalhar em multinacionais como a Microsoft, o Google e a Yahoo ou a gigante das bebidas Coca Cola.

Crie a sua rede social

As pessoas costumam queixar-se de que as networks dão muito trabalho para um lucro que não conseguem capitalizar de imediato. É verdade que o networking eficaz requer planeamento,  consistência, dedicação e persistência, mas pode trazer inúmeros benefícios a longo prazo.

Factores externos

Trabalho, timing, ambiente e sorte são factores a ter em conta nas escolhas de carreira, de indústria, de desenvolvimento profissional, de mudanças, de movimentos laterais e de promoções. Ninguém consegue fazer nada sozinho.

Partilha

No livro, Gladwell dá vários exemplos de pessoas com inteligência semelhante cujas vidas se revelam muito diferentes e atribui essas diferenças ao apoio que uns receberam da comunidade e outros não.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia